Agência de Inovação da UFSCar tem 16 marcas requeridas no INPI

Logo AIn 2

No último semestre de 2015, a Agência de Inovação da UFSCar depositou o pedido de registro de sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com o objetivo de dar visibilidade à instituição e assegurar a exclusão da possibilidade de uso da imagem por terceiros. Com esse depósito, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFSCar contabiliza 16 marcas até 2015, definidas como sinais distintivos visualmente perceptíveis e que servem de orientação ao consumidor, pois diferenciam um bem ou serviço oferecido por uma instituição daqueles oferecidos por sua concorrência.


No Brasil, a legislação pertinente à proteção de marcas é a Lei 9.279 de 1996, também conhecida como Lei da Propriedade Industrial (LPI), que determina que para ser protegido, um logo deve possuir caráter verdadeiro, liceidade, distintividade e disponibilidade. Ou seja, são palavras, emblemas, figuras, símbolos e outros tipos de sinais que não podem conduzir o consumidor a uma percepção errônea sobre aquele produto ou serviço e nem atentar contra a ordem pública ou a moral e os bons costumes. Além disso, também deve distinguir objetivamente aquilo que assinala e possuir novidade relativa, diferenciando-se de outros sinais já apropriados por terceiros.


Já na UFSCar, a regulamentação dos trâmites e procedimentos relativos às marcas é feita com base em duas resoluções: A 01/2014, para as marcas de natureza institucional, que devem estar relacionadas a qualquer forma de associação de pessoas ou de interesses que tenha relação com a universidade, como departamentos e laboratórios, competindo ao Conselho de Inovação deliberar sobre a conveniência de sua proteção; e a 02/2014, que se refere às marcas vinculadas a outros ativos de propriedade intelectual, como patentes e programas de computador, e que, devido ao potencial econômico em prol da UFSCar, deve ser submetido à Comissão Especial de Propriedade Intelectual (COEPI) para deliberação sobre os pedidos de proteção.


Confira a seguir a relação de todas as marcas cujos pedidos de registros foram feitos diretamente ao INPI pela Agência de Inovação da UFSCar até o momento:


UFSCar - concedida
Autoria: Luiz Henrique da Silva Cruz
Descrição: Marca da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que deverá ser utilizada em todas as correspondências internas e externas, em materiais de divulgação e promocionais produzidos pelos departamentos e unidades da instituição.


Treinamento Corretivo Postural (TCP) - concedida
Autoria: Ana Claudia Garcia de Oliveira Duarte
Descrição: Abrange e representa um método de correção postural aplicado na forma de treinamento e com ajustes para diversas populações, que foi desenvolvido no Departamento de Educação Física da UFSCar.


Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI)
Autoria: André Colombo Bermudez; Marcelo Florian; Marcos Antonio Campuzano Rios; Rodrigo Eduardo Botelho Francisco.
Descrição: Se refere a um software desenvolvido na UFSCar para a gestão da comunicação em assessorias de imprensa de instituições de ensino.


CardioKin
Autoria: André Di Thommazo; Thomas Beltrame; Wellington Pietronero
Descrição: Está associada a um software desenvolvido entre a UFSCar e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e que analisa o condicionamento físico por meio de cálculos matemáticos específicos.


Colabora TO
Autoria: Caroline Penteado de Assis; Claudia Maria Simões Martinez; Enicéia Gonçalves Mendes
Descrição: Se refere a um programa de educação online em consultoria colaborativa para terapeutas ocupacionais que atuam no contexto escolar.


Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LABEN)
Autoria: Edgard R. Jr; Márcia Regina Cominetti
Descrição: Logotipo do Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LABEN), criado em 2010 e situado no Departamento de Gerontologia da UFSCar.


LabCat
Autoria: Dilson Cardoso
Descrição: Se refere ao Laboratório de Catálise do Departamento de Engenharia Química da UFSCar, cujos participantes promovem atividades permanentes de formação de recursos humanos, orientando mestres e doutores e oferecendo palestras, cursos e congressos especializados.


Gesture’s Collections
Autoria: Alexandre Fonseca Brandão; Luis Carlos Trevelin
Descrição: A marca tem por objetivo representar um conjunto de aplicativos / software desenvolvidos no Laboratório de Visualização Imersiva, Interativa e Colaborativa do Departamento de Computação da UFSCar, para fins de mensuração de dados cinemáticos, estímulo motor e cognitivo em situações de ensino-aprendizagem, reabilitação neuromuscular e entretenimento fisicamente ativo.


Gesture Chess
Autoria: Alexandre Fonseca Brandão; Luis Carlos Trevelin
Descrição: A marca representa um aplicativo desenvolvido no Laboratório de Visualização Imersiva, Interativa e Colaborativa do Departamento de Computação da UFSCar e que permite controlar um jogo de xadrez virtual com o uso de sensores de reconhecimento de gestos.


Gesture Maps
Autoria: Alexandre Fonseca Brandão; Luis Carlos Trevelin
Descrição: A marca representa um aplicativo desenvolvido no Laboratório de Visualização Imersiva, Interativa e Colaborativa do Departamento de Computação da UFSCar e que permite a exploração virtual, espacial e geográfica por meio da ferramenta Google Street View com o uso de sensores de reconhecimento de gestos.


Gesture Puzzle
Autoria: Alexandre Fonseca Brandão; Luis Carlos Trevelin
Descrição: A marca representa um aplicativo desenvolvido no Laboratório de Visualização Imersiva, Interativa e Colaborativa do Departamento de Computação da UFSCar e que permite controlar um quebra-cabeças virtual com o uso de sensores de reconhecimento de gestos.


Rehab Gesture
Autoria: Alexandre Fonseca Brandão; Luis Carlos Trevelin; Gustavo Jordan Castro Brasil
Descrição: A marca representa um aplicativo desenvolvido no Laboratório de Visualização Imersiva, Interativa e Colaborativa do Departamento de Computação da UFSCar para mensuração de amplitude de movimento e análise cinemática.


Agência de Inovação da UFSCar
Autoria: Ana Lucia Vitale Torkomian; Oswaldo Baptista Duarte Filho
Descrição: A marca se refere à Agência de Inovação da UFSCar, órgão responsável pelo tratamento das questões relativas à proteção e transferência das tecnologias desenvolvidas na universidade.


CYAN
Autoria: José de Oliveira Guimarães; José Vicente Margara Junior
Descrição: A marca identifica uma linguagem de programação de computadores e que serve de base de um grande número de pesquisas, artigos e textos, além de estar associada a um software chamado de “compilador”, que permite o uso da linguagem por programadores.


GlassPanacea
Autoria: Edgar Dutra Zanotto, José Henrique Alano, Oscar Peitl Filho, Renato Luiz Siqueira
Descrição: Se refere a um programa de computador para estudantes e pesquisadores que trabalham com a formulação de vidros, vitrocerâmicas e cerâmicas com aplicações diversas. Ele proporciona tranquilidade e agilidade nas etapas de escolha dos reagentes mais adequados a cada experimento e na definição das respectivas massas que deverão ser pesadas para o preparo de misturas.


ScanforMARC
Autoria: Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos; Zaira Regina Zafalon
Descrição: Se refere a um programa de computador para bibliotecas destinado a converter dados catalográficos analógicos ao MARC21, um formato internacional de intercâmbio de informações entre bibliotecas.