Starteca

Em outubro de 2019, a UFSCar realizou a inauguração da STARTECA - espaço de empreender, localizado no piso 2 da Biblioteca Comunitária (BCo) na área Norte do campus São Carlos. O espaço de coworking foi criado numa parceria entre o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da UFSCar e a Agência de Inovação da UFSCar para atender a comunidade em ações voltadas à inovação e ao empreendedorismo. O evento de inauguração reuniu mais de 50 pessoas entre docentes, servidores técnico-administrativos, alunos e convidados externos.

O espaço para suporte e interação de atividades voltadas a transformação de ideias e conhecimentos em inovação e empreendimentos foi construído por pessoas que se preocupam em aproximar a sociedade da universidade, haja vista a atuação coletiva que envolveu diversas unidades organizacionais da UFSCar. Nesse sentido, trata-se de um projeto de capacitação multicampi que poderá ser recebido pelas bibliotecas dos demais campi da universidade, buscando abrigar ainda atividades como cursos e eventos, apoio na área de informação e Propriedade Intelectual e ferramentas automatizadas para potencializar a busca de parceiros e soluções de problemas.

A Biblioteca Comunitária da UFSCar saiu de uma frequência de visita de 500 pessoas por dia no passado para atualmente receber em torno de 2.800 pessoas. No ano 2018, cerca de 470 mil pessoas passaram pelo Sistema de Bibliotecas da UFSCar. Pensando em manter a frequência e permanência dos usuários, a Starteca ficará institucionalizada para disponibilizar aos alunos ferramentas que os possibilitem escolher se sairão da universidade com diploma de graduação ou com uma empresa ou parceria forte com a sociedade, ou seja, será um espaço de conexão e compartilhamento que levem a soluções inovadoras para as questões da sociedade, integrando o ecossistema e criando um hub de inovação que contagia a sociedade.