Transferência de Tecnologia
O Licenciamento é uma negociação com algum parceiro externo/terceiro onde há a cessão/autorização para uso comercial – venda, produção, utilização, fabricação – de uma tecnologia (ativo intangível, seja patente, marca, programa de computador, cultivar, know how, entre outros) da Universidade.
Essa negociação é formalizada por um Contrato de Licenciamento ou Contrato de Transferência de Konw How, de forma a levar os resultados de pesquisa à comunidade externa, beneficiando a sociedade. Esses processos são conhecidos como “Transferência de Tecnologia”, que pode ser executada na forma de Licenciamento Direto ou com Projeto de Cooperação anterior a exploração efetivamente.
Podem ser licenciantes empresas já constituídas, start ups, spin offs acadêmicas – empresas criadas com o objetivo de explorar especificamente uma tecnologia da universidade, sendo missão de nossa Agência de Inovação também fomentar e dar suporte a este tipo de iniciativa.
Todos estes processos geram para a Universidade, receitas financeiras pagas pelas empresas pela exploração das tecnologias, que retroalimentam a pesquisa, permitindo que as informações obtidas pelas empresas sejam acessíveis aos pesquisadores, e aproximando, assim, os dois "mundos", possibilitando mais pesquisas na área.
(Fonte: INPI e Relatório de Gestão de 2013-2016 da AIn.UFSCar)