GlassPanacea

materiaUm programa de computador – intitulado GlassPanacea – que combina recursos técnicos com facilidade de uso, proporcionando flexibilidade na escolha de reagentes adequados para a formulação de materiais cerâmicos vítreos, parcialmente vítreos e cristalinos, bem como agilidade e precisão nas quantidades das respectivas massas que deverão ser utilizadas para o preparo de fórmulas de interesse foi desenvolvido pelos pesquisadores Renato Siqueira, José Henrique Alano, Edgar Zanotto e Oscar Peitl Filho do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Com abordagem única, o programa registrado em 2017 pela Agência de Inovação tem aplicabilidade em laboratórios, centros de pesquisa, universidades, institutos de educação tecnológica e empresas que atuam no desenvolvimento desses tipos de materiais.

Os materiais cerâmicos podem ser sintetizados por uma variedade de técnicas, embora todo o processo seja iniciado com a seleção das matérias-primas ou dos reagentes, seguido de cálculos estequiométricos de suas proporções relativas. Nesse sentido, os cálculos podem variar de simples até relativamente complexos, dependendo do número de elementos exigidos na composição e da natureza dos reagentes que serão utilizados para o preparo da mistura reacional. No entanto, além da possibilidade de dispêndio desnecessário de tempo, erros de cálculo também são comuns e, algumas vezes nunca são percebidos ou só são notados tardiamente, acarretando prejuízos na fabricação dos materiais e nas pesquisas resultantes. Pensando em todas essas questões, os pesquisadores deram origem ao GlassPanacea, com o objetivo de proporcionar flexibilidade na escolha dos reagentes de partida, bem como velocidade e precisão nos cálculos das massas que deverão ser utilizadas na síntese dos materiais de interesse. Na mitologia grega, Panacea era a deusa da “cura”, tornando a denominação bastante sugestiva, vez que sua finalidade é justamente “remediar” os problemas envolvidos na formulação dessa classe de materais.

Assim, para calcular a quantidade de reagentes químicos necessários a uma determinada formulação de materiais inorgânicos vítreos ou cristalinos, o software funciona a partir de um arquivo executável com suporte multiplataforma, não exigindo instalação – característica que permite sua utilização em diferentes sistemas operacionais, como Windows, Linux e Mac OS. Além disso, o aplicativo possui interface amigável para usuários com pouca experiência em tecnologias da informação, podendo se tornar uma ferramenta útil para estudantes e pesquisadores que trabalham com a formulação de materiais cerâmicos, considerando a necessidade de empregar diferentes métodos de síntese, tais como fusão, reação no estado sólido, sinterização e processamento sol-gel.

Levando cerca de dois anos para ser desenvolvido com base na experiência de diferentes grupos de pesquisa, além da elaboração dos algoritmos, design e testes, o programa teve sua primeira versão lançada em 2015, e está na versão 3.0, sendo revisado constantemente para a correção de bugs ou instabilidades detectadas e/ou reportadas por seus usuários. O programa é distribuído gratuitamente e os interessados podem acessá-lo neste link: http://www.certev.ufscar.br/research-1/glasspanacea-glass-and-ceramic-formulation-software/. Além disso, as informações adicionais estão disponíveis em publicações feitas para divulgação em periódicos indexados (American Ceramic Society Bulletin, v. 96, n. 01, p. 48-49, 2017; Química Nova, v. 41, n. 04, p. 446-450, 2018) e/ou com os desenvolvedores.

De acordo com um dos criadores, Renato Siqueira, até o momento ainda não existia nenhum programa de computador com funcionalidades semelhantes, sendo que os diferentes tipos de software utilizados pelas empresas de maneira específica, não são disponibilizados ou comercializados, o que evidencia ainda mais sua aplicação. “Nossa intenção foi criar uma ferramenta útil para os cálculos das massas na síntese dos materiais de interesse até então inexistente e, atualmente, temos estabelecido novos contatos e recebido críticas construtivas e sugestões de melhoria para ampliação de suas funcionalidades por empresas e usuários de mais de sete países diferentes. Isso demonstra a demanda por esse tipo de ferramenta em um mundo tão dinâmico e tecnológico como o de hoje”, declarou Siqueira.