Imunossensor impedimétrico

DSC 0184 reduzidaUm grande risco aos pacientes internados em unidades hospitalares é a possibilidade de se tornarem vítimas de infecção hospitalar. Muitas vezes, uma pessoa é submetida a cirurgias delicadas, porém tem problemas sérios com esse tipo de infecção. Pensando nisso, pesquisadores da UFSCar criaram um sensor que detecta em tempo real a presença de micro-organismos que podem causar a infecção hospitalar.

 

A pesquisa resultou na patente Biossegurança no controle de infecção hospitalar: desenvolvimento de imunossensor impedimétrico para detecção de Staphylococus aureus, em áreas críticas hospitalares, que tem como inventores os pesquisadores Fernando Manuel Araújo-Moreira, do departamento de Física (DF), Ana Cristina Vasconcelos Fialho e Antonio Aparecido Pupim Ferreira.

 

Essa patente permite a detecção em tempo real de infecções hospitalares em diversos locais com antecedência, o que permite isolar e higienizar o lugar de forma a anteceder a esse tipo de problema. Na pesquisa que resultou a patente é detectado a Staphylococus aureus, bactéria que pode provocar desde infecções consideradas simples, como espinhas, até as graves, como pneumonia e meningite.

 

A pesquisa aborda o desenvolvimento de um sensor que é colocado dentro de um recipiente que contém um dispositivo que suga o ar do ambiente para o sensor, que por sua vez irá sinalizar, por meio de luzes verde, amarela e vermelha, se o local está livre da presença de microrganismos que possam causar infecção, um pouco comprometido ou com presença intensa desses agentes, respectivamente.

 

O recipiente pode ser espalhado por diversos ambientes do hospital, como centro cirúrgico, cozinha, corredores e quartos, e as pessoas que transitam pelo local podem ver em tempo real a condições do local em termos de presença de bactérias.

 

A patente pode ser de interesse não somente de empresas do ramo farmacêutico, mas também empresas que produzem eletrônicos.