ErgoPRO

DSC 0039 reduzidaUm kit educacional gamificado para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados a análise ergonômica e projeto do trabalho, temas centrais à Engenharia de Produção - foi desenvolvido pelos pesquisadores Daniel Braatz, Esdras Paravizo de Brito e Luiz Antonio Tonin do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. O desenvolvimento desse kit educacional inovador deu origem a duas tecnologias – uma patente de invenção e um programa de computador - além do registro da marca de produto e serviço ErgoPRO – a primeira marca de produto da UFSCar.

As tecnologias foram desenvolvidas com o objetivo de ensinar conceitos de ergonomia e projeto de ambientes de trabalho de forma coletiva e colaborativa, auxiliando a difusão dessa temática de forma lúdica, ao colocar aspectos teóricos em uma experiência prática. Atuando nas áreas de engenharia e análise ergonômica desde 1999 e lecionando disciplinas relacionadas desde 2005, a ideia do desenvolvimento da patente de invenção e do software surgiu quando o docente Daniel Braatz notou uma lacuna no processo de ensino e aprendizagem para a prática de concepção de espaços de trabalho no contexto da ergonomia. Tratar das especificidades inerentes dos processos de projeto, complexidade dos sistemas técnicos, competências e estratégias operatórias, variabilidades, entre outros assuntos demanda esforço por parte dos educadores que, muitas vezes, não conseguem transportar os conceitos para a realidade prática do dia a dia das organizações.

Nesse contexto, a partir da elaboração de uma situação-problema inspirado em uma experiência real, pode-se abordar os conceitos teóricos abordados em cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas contendo a temática da ergonomia e projeto, desafiando os alunos à darem sua própria solução para os problemas apresentados no caso. Os alunos então utilizam-se das peças, tabuleiro e encartes do kit e se mobilizam para propor soluções que contemplem as especificidades do caso, de forma mais proativa e engajada.

Os primeiros desenvolvimentos do software e, posteriormente, da patente de invenção, aconteceram no primeiro semestre de 2013, sendo que o início sistematizado da concepção do produto se deu em janeiro de 2016, com testes supervisionados em abril e junho do mesmo ano. O principal diferencial da proposta do ErgoPRO é que existem poucos produtos formatados para o ensino profissional nas áreas de Engenharia (sendo mais comuns nas áreas de Saúde e Biológicas), que possuam alguma semelhança com as tecnologias da UFSCar. Considerando a especificidade das subáreas da Engenharia de Produção envolvidas (Ergonomia, Projeto e Organização do Trabalho e Projeto de Instalações Industriais), os produtos desenvolvidos são praticamente inexistentes.

Atualmente, o serviço de aplicação do ErgoPRO está disponível para instituições e organizações de eventos que se interessem em aplicá-las para estudantes de graduação, pós-graduação ou profissionais da área. A aplicação do ErgoPRO já foi realizada na POLI-USP, UNICAMP, SENAC-RP e na própria UFSCar, e também em eventos e instituições internacionais – ACE-ODAM 2017 (Banff, Canadá), IEA 2018 (Florença, Itália) e no Centre de Recherche sur le Travail et de Développement (CRTD) do Cnam em Paris (França).

Até o momento, entre todas as aplicações realizadas, mais de 300 pessoas já participaram de atividade com o ErgoPRO, dentre alunos de graduação e pós-graduação, profissionais das mais diversas áreas e pesquisadores de temas relacionados à ergonomia e projeto. O feedback dos participantes é positivo e atesta o potencial inovador das tecnologias e da abordagem para o processo de ensino e aprendizagem, haja vista que as respostas aos questionários de avaliação indicaram que os resultados estão alinhados com as pretensões. Prova disso é que, no último dia 28 de agosto, o inventor e aluno da UFSCar, Esdras Paravizo de Brito, recebeu a premiação KU Smith Student Award durante o 20º Congresso do International Ergonomics Association (IEA 2018), sendo o primeiro aluno de graduação e o primeiro brasileiro a receber esse prêmio que, desde o ano 1997, reconhece contribuições significativas de alunos (geralmente em níveis de mestrado e doutorado) para a Ergonomia.

LOGO ERGOPRO

Primeira marca de produto da UFSCar