Medidor Simultâneo de Módulos Elásticos

medidor simultâneoDeterminar de forma simultânea e rápida os módulos elásticos dinâmicos e o amortecimento de materiais. É esse o objetivo do invento Medidor Simultâneo de Módulos Elásticos e Amortecimento pela Técnica da Excitação por Impulso, desenvolvido pelos pesquisadores José de Anchieta Rodrigues, do Departamento de Engenharia de Materiais e o físico Antônio Henrique Alves Pereira, do PPG-CEM.


O equipamento é composto por um processador, um microfone e um suporte de corpo de prova e utiliza a técnica da Excitação por Impulso, ou seja, define a sua rigidez (módulos elásticos) a partir do som que ele emite ao ser submetido a uma leve pancada. Essa batida é aplicada manualmente e a resposta acústica é captada pelo microfone e processada por um equipamento, que informa as frequências presentes e os respectivos amortecimentos. Depois, a partir das frequências, são calculadas as
propriedades elásticas.


A vantagem em relação aos outros instrumentos do gênero é que o Medidor Simultâneo une os recursos dos aparelhos baseados em computador com a praticidade dos equipamentos stand alone, que não dependem de um computador para funcionar. Além disso, por ser de fabricação nacional, há uma maior facilidade na assistência técnica e o seu preço é menor do que os equivalentes importados, o que significa economia de divisas para o país e domínio da tecnologia de fabricação, ao mesmo tempo em que mantém a mesma qualidade de seus concorrentes estrangeiros.


A expectativa é que esse equipamento possa ser utilizado para associar as medidas dos módulos elásticos com o grau de dano causado em um concreto refratário, (que suporta trabalhar em altas temperaturas sem perder as suas propriedades) quando esse é submetido a uma situação de choque térmico. As mudanças bruscas de temperatura degradam as propriedades mecânicas do material e ao se mensurar o dano sofrido é possível desenvolver materiais resistentes ao choque.