Fotocatalisador de Manganês

DSC00136Um complexo de metal que tem como principal função simular a fotossíntese através de compostos baratos, simples e que tenham capacidade de absorver luz, transformando-a em combustível e energia elétrica é o principal objetivo da patente Sistema Fotocatalítico Utilizando Complexos de Metais de Transição e Método de Obtenção dos Mesmos desenvolvido pelos pesquisadores Rose Maria Carlos do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, Inara de Aguiar, aluna de pós-graduação do DQ, Antonio Claudio Tedesco e Benedito dos Santos Lima Neto, pesquisadores da USP.

 

O complexo de metal de transição feito em laboratório simula o cluster de manganês, que é responsável por absorver e liberar energia através de um meio aquoso obtendo, no final, combustíveis como o oxigênio molecular e hidrogênio molecular. Esses combustíveis gerados pelo complexo podem ser utilizados para transformações químicas como na reforma de metano, formação de hidrocarbonetos, redução de CO2 atmosférico e hidrogênio para substituir o petróleo. Além disso, ele é capaz de transformar essa luz em energia elétrica, sendo útil para baterias de equipamentos eletrônicos.

 

O diferencial dessa patente com relação aos processos já existentes desse composto é com relação à redução de custos. O manganês, produto utilizado na reação, é abundante no Brasil, o que diminui o custo e, também, possui a vantagem de poder ser reutilizado. Além disso, o processo não necessita de um catalisador, que é tóxico, preservando o meio ambiente.

 

Para mais informações sobre essa tecnologia através da Agência de Inovação da UFSCar: inovacao@ufscar.br e pelo telefone (16) 3351-9040.