Marcador de Acabamento


foto 79Descrever um marcador molecular de um gene associado à variação da espessura de gordura subcutânea de bovinos da raça Canchim é o objetivo principal da patente Método para Identificação de Deposição de Gordura em Bovinos, desenvolvida pelas pesquisadoras Gisele Batista Veneroni, pós-graduanda em Genética e Evolução da UFSCar, e Luciana Correia de Almeida Regitano, pesquisadora da Embrapa e professora do Programa de Pós-graduação em Genética e Evolução.

 

A raça Canchim possui pouca cobertura de gordura, o que é importante para a conservação da carne após abate, além de conferir propriedades organolépticas à carne, apreciada pelo consumidor. Pesquisas vêm sendo desenvolvidas visando aumentar a deposição de gordura nessa raça, o que inclui a busca por marcadores moleculares que podem auxiliar na identificação de animais com maior potencial genético para esse fim. Assim, essa patente, juntamente com estudos de genética quantitativa, pode identificar previamente bovinos com bom potencial pata atender as UFSCar e Embrapa desenvolvem patente demandas citadas, auxiliando os tradicionais programas de melhoramento genético.

 

O processo é realizado em três fases: o DNA é extraído do sangue ou amostra que contenha células nucleadas; em seguida são determinados os genótipos dos animais e, para finalizar, é realizado um teste estatístico que leva em consideração também aspectos de manejo e ambiente onde os animais foram criados e dados de pedigree. Com isso pode-se ter a informação da viabilidade e eficácia da aplicação do teste na população a ser melhorada para tal característica.

 

Para mais informações sobre essa patente, o contato poderá ser feito através da Agência de Inovação da UFSCar: inovacao@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9040.