Seletor Quiral

foto 139As moléculas químicas podem ser simétricas ou assimétricas. Essas últimas são chamadas de quirais. Na separação de enantiômeros (moléculas assimétricas que são imagens no espelho uma da outra) é necessário o uso de um ambiente quiral. O invento Fases estacionárias quirais baseadas em derivados xantônicos está relacionado com o desenvolvimento de uma fase estacionária para cromatografia líquida de alta eficiência que consiga causar esse ambiente assimétrico e com isso diferenciar uma molécula da outra (um enantiômero do outro). São os inventores Quezia Bezerra Cass, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar; as pesquisadoras Madalena Maria de Magalhães Pinto e Carla Sofia Garcia Fernades, ambas da Universidade do Porto (Portugal) e Maria Elisabeth Tiritan, da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Portugal).

Na resolução dos enantiômeros por cromatografia líquida de alta eficiência é necessário uma coluna quiral. O grande diferencial do invento é o seletor quiral utilizado nesse processo, o xantônico. Assim, a coluna quiral preparada tem como o seletor quiral um derivado xantônico. Na pesquisa foi utilizada um suporte de sílica, mas podem ser utilizados também outros suportes poliméricos.

O invento abrange a preparação desse tipo de fase estacionária baseada na ligação de um derivado xantônico a um espaçador permitindo assim, a ligação posterior a um suporte cromatográfico, nesse caso a sílica.

O invento tem aplicação na separação de fármacos, pesticidas e de misturas enantioméricas em geral.