Alface Rubinela

Rubinela

Uma alface oriunda do cruzamento de uma variedade vermelha com outra americana foi desenvolvida no Programa de Melhoramento da Alface do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar. Criada pelos pesquisadores Fernando Cesar Sala, Cyro Paulino da Costa e Eduardo do Amaral, a Rubinela, como foi chamada, reúne as características de crocância da alface americana com a coloração brilhante da tipologia vermelha.

 


A Rubinela é a primeira cultivar de coloração vermelha com alto brilho e aspecto crocante. Suas folhas tendem a se imbricar, resultando em folhas centrais com uma coloração mais clara, tendendo ao amarelado, o que a torna ideal para a confecção de saladas finas e coloridas. Além disso, é uma variedade rica em antocianina, que possui grandes benefícios para a saúde, como poderes antioxidantes.

 


Um dos grandes benefícios da Rubinela é que os consumidores brasileiros possuem uma preferência pela alface americana, que não costuma ser vantajosa para os produtores, devido ao fato dessa tipologia ser adaptada ao clima seco dos Estados Unidos, resultando em grandes perdas na produção. A Rubinela, por sua vez, além de agregar as características de crocância da alface americana, também é uma variedade tropicalizada, ou seja, adaptada às altas temperatura e pluviosidade do clima brasileiro.

 


No momento, há o interesse dos melhoristas em realizar parcerias com produtores interessados no licenciamento não exclusivo da semente da Rubinela, denominada pelos pesquisadores como “irmãzinha da Brunela”, variedade licenciada em 2013. Futuramente, o programa de melhoramento de alface do CCA visa desenvolver variedades tropicais que tenham, somado às características de crocância, a resistência a uma determinada anomalia.