Scaffolds

scaffoldsDesenvolver enxertos ósseos artificiais a partir de um material altamente bioativo, como o Biossilicato que possui a habilidade de interagir com o tecido ósseo e promover sua regeneração é o principal objetivo da patente Suspensões para preparação de enxertos ósseos (scaffolds) à base de Biosilicato, enxertos ósseos obtidos e processo de obtenção dos mesmos, desenvolvida pelos pesquisadores Edgar Dutra Zanotto do Departamento de Engenharia de Materiais (DEM) da UFSCar, Murilo Camuri Crovace, aluno de pós-graduação do DEM, Ana Candida Martins Rodrigues e Oscar Peitl Filho, pesquisadores da UFSCar e Carlos Alberto Fortulan, pesquisador da USP.

Atualmente muitas lesões ósseas não são tratadas de forma adequada porque defeitos ósseos acima de um tamanho crítico não podem ser reparados por meio do crescimento natural do tecido, sendo necessária a introdução de um enxerto. Apesar do uso do enxerto autógeno (proveniente do próprio paciente) ainda ser considerado a melhor estratégia para o tratamento destas lesões, a pequena quantidade de material disponível, os riscos de infecção e a necessidade de cirurgias adicionais, tornam essa terapia insatisfatória. As rotas de síntese destes enxertos envolvem a preparação de uma suspensão (ou barbotina) contendo o Biosilicato Os scaffolds de Biosilicato possuem uma estrutura macroporosa especialmente projetada para promover o crescimento do tecido ósseo em seu interior, permitindo que sua regeneração ocorra de maneira mais rápida, evitando as complicações associadas ao uso do enxerto autógeno.

Desta forma, o produto poderá ser utilizado em cirurgias ortopédicas em geral, cirurgias maxilofaciais, craniofaciais e também em cirurgias odontológicas. As suspensões fazem parte de uma etapa inicial do processo de fabricação dos enxertos ósseos, que pode interessar empresas da área médica e odontológica, especialmente as empresas produtoras de implantes.

O diferencial dessa patente com relação aos processos internacionais já desenvolvidos sobre scaffolds é que a altíssima bioatividade do Biosilicato já é comprovada cientificamente e seu processo de fabricação é relativamente simples. Este material possui a habilidade de interagir com o tecido ósseo e promover sua regeneração de forma mais rápida e eficaz do que os materiais atualmente existentes no mercado, como é o caso das cerâmicas à base de hidroxiapatita. Existem milhares de patentes internacionais sobre scaffolds, no entanto nenhuma faz uso do Biosilicato, material já protegido por patente da UFSCar. Além disso, a matéria-prima utilizada é altamente bioativa e os scaffolds podem ser sinterizados a temperaturas baixas, o que torna seu processo de fabricação atrativo.

Para mais informações sobre essa patente, o contato poderá ser feito através da Agência de Inovação da UFSCar: inovacao@ufscar.br ou pelo telefone: (16) 3351-9040.

 

 

 

pdf