Avaliação de Desvios de Trajeto

foto 26Um estudo desenvolvido na UFSCar irá auxiliar profissionais da área de saúde no tratamento de pessoas com problemas no equilíbrio dinâmico, assim como poderá ser utilizado em exames psicotécnicos e na detecção de embriaguez. Esse estudo, que resultou no invento Dispositivo para avaliação de desvios de trajeto durante a marcha, foi desenvolvido pelo professor Otávio Sampaio Corrêa Mariani, do Departamento de Fisioterapia e pela aluna do curso de Fisioterapia, Rita Hammoud.


Com possibilidade de ser fabricado em diversos materiais, o dispositivo permite detectar, avaliar e quantificar possíveis desvios de trajeto durante a marcha.


Esse tipo de desvio ocorre em razão de alguma disfunção no equilíbrio dinâmico de uma pessoa (como acontece em casos de Mal de Parkinson, ataxias, paralisia cerebral e excesso de álcool), o que dificulta que ela caminhe com segurança.


O invento permite que se quantifique o grau de deficiência do equilíbrio de uma pessoa em uma determinada ocasião (no caso de embriaguez e exame psicotécnico, por exemplo) ou durante um período (em casos de tratamento a fim de medir a evolução ou não do paciente).


O dispositivo ainda se destaca por ser de baixo custo, fácil produção, portátil e cientificamente confiável.