Biocatalisador em Reator Integrado

16Um processo visando a proteção de biocatalisadores enzimáticos em reator integrado. Em resumo, esse é o objetivo do invento Processo para a proteção de biocatalisadores enzimáticos insolúveis, biocatalisador obtido e biorreator com o biocatalisador imobilizado, desenvolvido pelos pesquisadores Roberto de Campos Giordano e Raquel de Lima Camargo Giordano, ambos do Departamento de Engenharia Química (DEQ), e pela doutora em Engenharia Química, Andréa Lopes de Oliveira Ferreira. A UFSCar e a Fapesp são titulares do invento.

 

O catalisador é uma enzima que durante a reação deve estar imobilizada em um suporte e em um microambiente protegido para maximizar seu uso. Com base nos estudos realizados pelos pesquisadores na produção enzimática de antibióticos ?-lactâmicos, foi desenvolvida uma nova concepção de catalisador bi-disperso, com um gel envolvendo o suporte onde há a enzima imobilizada. Como geralmente os suportes são frágeis e apresentam baixa resistência, também foi projetado um reator (com escoamento em vórtices de Taylor), que promove uma agitação eficiente e com maior “suavidade”, preservando, então, o catalisador por períodos mais longos, mesmo na presença de cristais do produto da reação.

 

Assim, o invento aplica-se a reações de síntese enzimática nas quais haja precipitação do produto - e, em particular, de antibióticos ?-lactâmicos – utilizando catalisadores enzimáticos insolúveis, cuja matriz primária de imobilização é envolvida por uma secundária, o que permite o máximo de integridade física e atividade catalítica. Esse processo interessa principalmente a indústrias farmacêuticas e de química fina.