Hidretos Metálicos

foto 14

Com o objetivo de proporcionar uma capacidade maior de armazenamento de hidrogênio em uma temperatura mais baixa, o Processo de preparação de compósitos à base de hidretos metálicos nanocristalinos, compósitos assim preparados e uso dos mesmos poderá resultar em uma nova geração de baterias recarregáveis e tanques armazenadores de hidrogênio com maior capacidade.

 

O invento tem a titularidade da UFSCar e do Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG - França), tendo como inventores os pesquisadores Walter José Botta Filho, Tomaz Toshimi Ishikawa, ambos do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), da UFSCar, Alain Reza Yavari, do INPG; e o pós-doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais, José Fernando Ribeiro de Castro.

 

O processo tem como diferencial principal a obtenção de ligas com alta capacidade de armazenamento de hidrogênio. Essas ligas podem ser utilizadas em eletrodos de baterias recarregáveis (celulares, laptops), as chamadas baterias de hidreto (Ni-MH) como também em tanques armazenadores de hidrogênio, utilizados para diversos fins.

 

As baterias de hidreto disponíveis atualmente no mercado têm a capacidade de descarga de cerca de 300 mAh/g. A liga obtida tem capacidade três vezes maior, o que possibilita a redução do tamanho do produto. O processo desenvolvido utiliza um compósito à base de magnésio e fluoretos de metais de transição.

 

Esse processo deverá resultar em uma nova geração de bateriais reccaregáveis que agride em menor grau o meio ambiente em comparação às já existentes (é possível a reciclagem do material), além de representar uma nova opção na área de energia alternativa.