Sistema Compacto SSP-PET

foto 12O Sistema compacto de SSP para PET pós-consumo e processo para reciclagem de PET utilizando dito sistema, desenvolvido pela pesquisadora Sati Manrich, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e pelo pós-graduando Marco Antônio Alves de Andrade tem como objetivo principal recuperar as propriedades físicas do material que constitui a garrafa PET por meio de um sistema compacto.

 

Na reciclagem mecânica das garrafas PET pós-consumo, que envolve lavagem, cristalização, secagem e granulação (por meio da extrusão), o material perde algumas características físicas, dentre elas a relacionada à massa molar (tamanho das moléculas), o que impede que o mesmo possa ser utilizado novamente na fabricação de alguns tipos de produtos que exigem resistência.

 

No processo desenvolvido na UFSCar, o material recupera desempenho igual ou melhor que no estado anterior da reciclagem, podendo ser utilizado para fins que exigem grande resistência, como fita de arquear e fibra para reforço de pneu.

 

A “recuperação” da massa molar é feita em uma única etapa de cristalização, de secagem e de polimerização no estado sólido do PET na forma de flocos (moído), não necessitando da etapa adicional de granulação. Entretanto, a maior vantagem desse processo é que ele possui um sistema compacto e econômico, podendo ser utilizado por micro, pequenas e médias empresas.

 

Outra vantagem é que nenhum dos processos existentes, utilizados principalmente por grandes indústrias, retorna o gás de fluxo sem tratamento (purificação). Já esse permite a reutilização do gás sem tratamento, o que diminui ainda mais o custo.