Kit Química


Kit Química Facilitar o ensino da química por meio da manipulação de materiais que possibilitem a simulação de reações químicas. Com esse propósito, os pesquisadores Luiz Henrique Ferreira, do Departamento de Química (DQ), e Dácio Rodney Hartwig, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), criaram um material didático que tem como fim auxiliar os alunos no aprendizado dessa ciência nas salas de aula: o “Dispositivo para o ensino da Química”.

O dispositivo compreende um conjunto de modelos atômicos baseado em toda a tabela periódica, contemplando a escala de massas atômicas, volumes atômicos e demais propriedades periódicas, e bastões para efetuar as ligações dos modelos de maneira a formar estruturas químicas aceitas pela IUPAC (sigla em inglês da União Internacional da Química Pura e Aplicada). O conjunto de modelos e bastões de ligação é utilizado em combinação com uma balança para pesagem dos modelos antes e depois das reações químicas.

As simulações, no nível macroscópico, podem ser realizadas nos mais diversos conceitos químicos como espectroscopia vibracional, relação de massas entre átomos, massa molar, balanceamento das equações químicas, leis ponderais das reações químicas, cálculo estequiométrico, entre outros.

Além da representação dos elementos químicos (respeitando o tamanho, massa e volume, conforme determina a tabela periódica) e de uma balança para pesagem, o kit educativo traz um manual que segue uma proposta de metodologia de ensino com o uso do material, o que também o difere dos atuais modelos, que trazem manuais técnicos.