Vitrocerâmicas

foto 5

O invento Processo para obtenção de artigos vítreos e vitrocerâmicos e artigos vítreos e vitrocerâmicos assim obtidos refere-se a um material sintético que pode substituir rochas, como mármore e granito, utilizadas na construção civil em revestimentos, pisos, pias e paredes.

 

O processo tem como inventores o pesquisador Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), e os doutores Eduardo Bellini Ferreira, Cátia Fredericci e Miguel Oscar Prado, do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV-DEMa).

 

O produto obtido tem como principais características a textura translúcida e a beleza característica das rochas naturais.

 

O material é um silicato de cálcio, sódio, alumínio, magnésio e componentes minoritários obtidos por meio da cristalização controlada de vidros especialmente projetados para essa finalidade. Ele apresenta resistência mecânica ao risco e ao ataque químico superior às rochas naturais.

 

Atualmente, há uma empresa japonesa que produz material similar, porém a composição e o método de produção protegido pela patente brasileira são totalmente distintos, o que torna o produto mais barato.