Processo de obtenção de carbeto de silício

foto 48O carbeto de silício (SiC) é um produto sintético cuja preparação em escala industrial é a partir do aquecimento de sílica e coque em fornos de resistência elétrica. Entretanto, pesquisadores da UFSCar inovaram ao criar um novo processo de obtenção. Esse é o resultado do invento “Processo de obtenção de carbeto de silício”, que tem como inventores a professora Ruth">http://www2.ufscar.br/vidaacademica/docentes.php?procura=true&nomeD=RUTH+HERTA+GOLDSCHMIDT+ALIAGA+KIMINAMI">Ruth Herta Goldschmidt Aliaga Kiminami, Romualdo Rodrigues Menezes e Wellington Luis Idalgo, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa).

 

O grande diferencial desta pesquisa está na matéria-prima utilizada na obtenção do carbeto de silício; o resíduo da palha queimada da cana-de-açúcar, um material rico em sílica e barato. No processo, adiciona-se um precursor de carbono, gerando por redução carbotérmica o produto.

 

As inúmeras propriedades que o carbeto de silício apresenta viabilizam o seu emprego em várias áreas, tais como: abrasivos, refratários, peças de alto desempenho, polimento, blindagem de aeronaves, microeletrônica, entre outras.

 

A patente é de interesse tanto das indústrias que produzem como as que utilizam o carbeto de silício, bem como de usinas de cana-de-açúcar, que podem aproveitar a matéria-prima abundante e implantar o processo.