Compósito Leve

Almir5

 

Um compósito à base de serragem de madeira e lodo de estação de tratamento de água promete inovar a construção civil e contribuir com o meio ambiente. Assim é o invento Processo de preparação de compósito leve, compósito assim preparado, uso e concreto de peso leve contendo o mesmo, desenvolvido pelos inventores Almir Sales, professor do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) e Francis Rodrigues de Souza, pós-graduando em Construção Civil.

 

O produto resultante do processo é um agregado artificial composto dos resíduos de serragem de madeira e lodo de estação de tratamento de água, que substitui a pedra britada na preparação do

 

concreto utilizado em lajes e em painéis de vedação. Entre as vantagens do invento, destaca-se o peso do concreto produzido, menor que o do concreto normal pelo fato do invento ser aproximadamente 30% mais leve que a brita, reduzindo então o custo final do sistema estrutural de concreto armado. Outra vantagem está relacionada à substituição da pedra britada que, além de ser um material natural não renovável, provoca degradação do meio ambiente quando retirada da natureza. O invento é também uma alternativa de destino para resíduos poluidores.

 

O produto pode ser desenvolvido em diversas dimensões e ser utilizado em dosagens variáveis com resistência mecânica suficiente para manter a configuração geométrica dos elementos de concreto não estrutural de peso leve.

 

 

 

fica tecnica