Controle e Cadastro de Reagentes

Controle e Cadastro de ReagentesTodo laboratório de química faz uso de diversos tipos de reagentes, muitos dos quais potencialmente tóxicos, que, se descartados de forma contínua, podem causar diversos danos ao meio ambiente e embora seja a atitude mais correta, o tratamento adequado desses rejeitos acaba por incorrer em um elevado custo para as instituições. Foi pensando nisso que pesquisadores da UFSCar criaram o Sistema de Controle e Cadastro de Reagentes, uma aplicação web que permite controlar o estoque dessas substâncias e as disponibiliza entre os demais laboratórios.

Desenvolvido pela coordenadora da Unidade de Gestão de Resíduos (UGR) Ana Marta Machado, em parceria com os alunos de graduação Nelio Garbellini (Engenharia de Produção) e Thiago Augusto Chagas (Computação), o principal objetivo do programa é melhorar a gestão das práticas laboratoriais. Com o controle, é possível comprar os produtos antecipadamente, de forma a não prejudicar o andamento das pesquisas e reduzir o seu desperdício ao compartilhar os reagentes que não forem mais utilizados.

O Sistema possui uma interface parecida com um site da web e pode ser acessado sem a instalação de software. Nele os laboratórios cadastram seus reagentes, inserindo dados como nome, data de validade, quantidade adquirida, fornecedor, localização nas dependências do laboratório e o grau de pureza, o que permite a identificação dos que estão com validade próxima do fim ou que apresentam quantidade muito menor do que a inicial. Além disso, o programa armazena todas as inserções, remoções e alterações nos reagentes, podendo gerar relatórios com essas informações de qualquer período desejado.

Os resultados podem ser observados nos laboratórios dos Departamentos de Química, Biologia e Engenharia de Materiais da UFSCar que já aderiram ao sistema e que perceberam uma redução nos seus custos, além de uma melhora na qualidade das pesquisas realizadas. Também há um interesse em desenvolver novas funcionalidades para o sistema, como a implantação do código de barras, na qual haveria uma etiqueta impressa pelo sistema que seria fixada no rótulo do reagente.

Dois laboratórios não vinculados à UFSCar manifestaram interesse comercial pelo programa, que conheceram por meio da internet, mas ele ainda não foi implantado nessas organizações. Espera-se que após as etapas de validação junto aos laboratórios da UFSCar e de registro no INPI, o sistema seja disponibilizado para outras organizações e Instituições de Ensino Superior.