Sistema de Avaliação Online

Sistema Portal UFSCar cortePesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFSCar criaram um sistema que realiza análise de dados em tempo real via internet sem a necessidade de instalação de um software. O Sistema de Avaliação Online (SAO), desenvolvido por Francisco Louzada, ex-docente do Departamento de Estatística da UFSCar e atualmente na USP (ICMC), e pelo doutorando Anderson Ara, permite a aplicação de qualquer tipo de avaliação quantitativa, que pode mensurar diversas dimensões, na qual seja necessário responder um questionário, tais como provas, pesquisas de opinião e análise de disciplina.

A ideia surgiu em 2005, a partir da possibilidade de maior democratização oferecida pela internet e da necessidade de pesquisadores em utilizar um sistema funcional dinâmico e de baixo custo, que forneça resultados de uma análise estatística em tempo real. O SAO se baseia em um website (www.avaliacao.ufscar.br), no qual tanto os respondentes das pesquisas quanto os administradores se conectam por meio de uma senha aleatória e sigilosa.

O software concretiza a aspiração dos analistas de dados, gestores e tomadores de decisão em se ter um sistema estatístico capaz de realizar análises com sofisticação suficiente para solucionar diversos tipos de problemas, sem ter a necessidade de instalação de nenhum software, e só necessitando de uma conexão via internet para ser utilizado.

O Sistema mescla várias linguagens livres, como HTML, CSS, PHP e SQL. Assim, os dados são captados, mediante a senha disponibilizada aos respondentes, e inseridos em um banco de dados online. Ele ainda conta com uma interação com o software estatístico R, também disponibilizado de forma gratuita, que é capaz de analisar os dados em tempo real, disponibilizando um relatório informativo da pesquisa aos usuários.

Outra característica é que, por ser um sistema totalmente configurável às necessidades do usuário, o SAO permite hierarquizar os níveis de informação, tipos de questionários e análises desejadas, mostrando-se superior aos produtos semelhantes existentes no mercado, que apenas tabulam os dados ou fornecem relatórios muito simples. Além disso, as suas linguagens livres facilitam a utilização do software em ambientes públicos.

Atualmente o Sistema de Avaliação Online está instalado em um servidor próprio no Centro de Estudos de Risco (CER) localizado no Departamento de Estatística da UFSCar e seus criadores, juntamente com vários alunos do bacharelado em Estatística da UFSCar, têm trabalhado no desenvolvimento de novas atualizações. Até o momento foram realizadas diversas aplicações do SAO em vários projetos importantes dentro da UFSCar, incluindo a avaliação de cursos e egressos da universidade.