Processo catalítico à base de peneiras moleculares para reações de transesterificação

catalisador zeolíticoEsse é o resultado do “Processo de preparação e catalisador zeolítico para reações de condensação”, que tem como inventores o professor Dilson Cardoso, do departamento de Engenharia Química e o doutorando Leandro Martins, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. O invento tem a co-titularidade da UFSCar e da Fapesp.

 

Atualmente, em vários processos de interesse industrial, o catalisador está na forma homogênea, ou seja, os reagentes e o próprio catalisador formam uma solução, o que faz com que seja utilizado um processo relativamente complexo para recuperá-lo, o que encarece o produto final. O invento desenvolvido na UFSCar inova neste aspecto.

 

Este novo catalisador, além de ter propriedades básicas mais fortes que os demais, é um sólido formado de peneiras moleculares, com alta atividade catalítica e insolúvel nos reagentes. 

 

Essas características fazem com qaue um simples processo de filtração seja suficiente para separá-lo, diminuindo o custo do processo. O novo material tem perspectivas de aplicação em diversos tipos de reações, principalmente naquelas realizadas pela indústria de química fina para a produção de perfume, fármacos, aromas, pesticidas, entre outros.

 

 

 

pdf