PREDIREDE

DSC 00142O PREDIREDE - Programa para o Pré-Dimensionamento de Redes de Distribuição de Água (versão 1.1) é um programa computacional que opera juntamente com o software EPANET 2.0 no dimensionamento de redes de distribuição de água. Considerando que o EPANET 2.0 é um software livre desenvolvido pela agência ambiental americana EPA (Environmental Protection Agency), sendo amplamente utilizado na análise do funcionamento de uma rede de distribuição de água – que define as vazões e pressões que ocorrem em cada trecho que compõem uma rede de distribuição – os pesquisadores Erich Kellner e Gabriel Duarte Tinti, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, verificaram que, para que essa análise seja feita, é necessário conhecer os diâmetros das tubulações segundo as normas técnicas brasileiras e, assim deram origem ao PREDIREDE. O programa foi desenvolvido no âmbito de um Projeto de Pesquisa em Iniciação Científica do curso de Engenharia Civil da UFSCar.


O software PREDIREDE, utilizado juntamente com o EPANET 2.0, serve para dimensionar uma rede de distribuição de água, ou seja, determinar os diâmetros dos trechos e verificar as pressões que ocorrem na rede de distribuição. Para isso, o programa inicialmente atribui o menor diâmetro estabelecido por norma técnica aos trechos e, a partir do EPANET 2.0, verifica as condições de pressão e velocidade de escoamento. Assim, caso a velocidade de um determinado trecho seja maior que a estabelecida por norma técnica, o PREDIREDE é capaz de aumentar o diâmetro do trecho sucessivamente, até que todos os trechos atendam ao critério de velocidade estabelecido.


Levando cerca de 10 meses para ser desenvolvido e quatro meses para ser testado, a ideia do programa computacional surgiu da necessidade de agilizar os procedimentos de cálculo ao se projetar uma rede de distribuição de água. Para fazer esse cálculo, um engenheiro dispõe de métodos computacionais, entretanto, os programas normalmente utilizados são, algumas vezes, caros e, por isso, impeditivos aos profissionais iniciantes. Já os métodos manuais são interativos e dependem da experiência do projetista, podendo levar algumas horas para encontrar uma solução hidráulica possível, ainda que não seja a mais econômica. No caso deste software, o principal diferencial é a simplicidade e o baixo custo potencial em relação a outros programas disponíveis comercialmente.


Segundo Erich Kellner, um dos criadores do PREDIREDE, entre os resultados planejados, esperava-se criar uma rotina para auxiliar o projetista a determinar o diâmetro da rede de distribuição de água, no entanto, observou-se que a rotina criada através da utilização do software conduzia a diâmetros mais econômicos, superando as expectativas iniciais. “Ao serem comparados com os métodos normalmente empregados por projetistas, os diâmetros mais econômicos resultaram em economia de material que variaram de 10% a 40%”, explicou.


O software ainda não está disponível no mercado porque, embora o módulo para o dimensionamento já esteja pronto, os pesquisadores trabalham na finalização de um segundo módulo que é a geração automática da lista de material. Em razão disso, Erich explica que, para estar disponível em escala comercial, é necessário o estabelecimento de parcerias com empresas interessadas pelo software da UFSCar.