Portfólio Reflexivo Eletrônico

Foto PRE

Uma versão eletrônica dos antigos portfólios em papel. Destinado a estudantes e professores do curso de Medicina da UFSCar, o Portfólio Reflexivo Eletrônico Versão 1.0 (PRE V.1.0) tem como objetivo facilitar o acesso e gerenciamento dos conteúdos sem as desvantagens que os documentos impressos (manutenção, transporte, dificuldade de busca) possam ocasionar.

Desenvolvido pelos pesquisadores Luiz Henrique Zambom Santana (Mestre pelo PPGG-CC/UFSCar), pelos professores Dr. Wanderley Lopes de Souza e Dr. Antônio Francisco de Prado, ambos do DC/UFSCar, e pelos professores Drª. Valéria Vernaschi Lima, Drª. Roseli Ferreira da Silva e Dr. Humberto Sadanobu Hirakawa, do Dmed/UFSCar, o software, que foca na atividade de situação-problema do curso de Medicina, é resultado da parceria entre o Departamento de Computação (DC) e o Departamento de Medicina (DMed) e estudantes do PPG-CC e do Curso de Medicina da UFSCar.

Segundo o coordenador da pesquisa, Profº. Dr. Wanderley de Souza, a expectativa é que, ao atingir uma versão mais estável, o Portfólio forneça suporte computacional a todas as atividades do Curso de Medicina da UFSCar, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem empregado nesse curso.

O seu diferencial está no fato dele ter um propósito específico, para atender aos requisitos do curso de Medicina da UFSCar, cujo processo de ensino-aprendizagem se fundamenta no Problem-Based Learning (PBL), enquanto aqueles disponíveis no mercado têm uma finalidade mais geral. Apesar disso, o PRE V.1.0 pode ser utilizado por qualquer curso que possua uma metodologia pedagógica ativa.

Outra vantagem do Portfólio Eletrônico é o fato dele possuir uma versão móvel, o que permite que os arquivos sejam acessados a qualquer hora e lugar por meio de dispositivos como laptops, celulares e netbooks. Com isso os estudantes de Medicina, que atuam em diversos cenários, podem visualizar os documentos em qualquer unidade da Rede-Escola do Município de São Carlos, tais como o Hospital Escola, as Unidades de Saúde da Família (USFs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Atualmente está sendo desenvolvida uma versão 2.0 do Portfólio Reflexivo Eletrônico, que apoiará as demais atividades de educação, como as Estações de Simulação e Prática Profissional do curso de Medicina.