Sistema de apoio à comunicação Integrada - SacI

DSC 0011 reduzidaO Sistema de apoio à comunicação Integrada (SACI) foi o primeiro registro de software realizado pela UFSCar, por meio da sua Agência de Inovação. De autoria dos pesquisadores Rodrigo Eduardo Botelho Francisco, Rodrigo Estevan Bela, André Colombo Bermudez, Marcelo Florian e Marco Antonio Campuzano Rios, o programa, desenvolvido como software livre, é resultado de um trabalho no curso de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web, da UFSCar.

 

O software trata da gestão de processos de comunicação e divulgação da UFSCar. Apresenta interfaces que vão desde o acompanhamento de um pedido de divulgação pelo autor, com possibilidade de correção e alteração, até o acompanhamento de datas e veículos onde será divulgada a informação.

 

Ao enviar uma mensagem pela Internet para ser divulgada, o software a encaminha a um pauteiro, que seleciona a forma de divulgação levando em consideração aspectos como público, veículo e canal. Em seguida, as informações seguem para os responsáveis pela sua produção, edição e revisão. A disseminação da informação é feita de forma automatizada pelo SacI para todos os produtos desenvolvidos pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, como o Informando, Notícias UFSCar, Rádio UFSCar, Click Ciência, Revista do Candidato, entre outros que são geridos pelo SacI, incluindo também o atendimento à Imprensa e o registro do clipping (notícias sobre a UFSCar publicadas em veículos de imprensa de todo o país). Além da gestão, o software permite que todas as informações geradas sejam mantidas em um banco de dados, facilitando a recuperação de informação.

 

A maior parte das funcionalidades do software foram desenvolvidas para facilitar o planejamento das atividades da CCS e estão visíveis somente a seus administradores e servidores. As interfaces visíveis para toda a comunidade podem ser acessadas a partir do site da Coordenadoria, em www.comunicacao.ufscar.br. Lá podem ser solicitadas a divulgação de informações nos veículos da UFSCar e acessado o Clipping UFSCar diário.