SUPERSYS_HCDC

supersys 2

Durante o processo de cultivo de um microorganismo, o operador que está supervisionando o experimento tem que tomar uma série de decisões, como quando fornecer nutrientes e em que quantidade isso será feito. Essa pode ser uma tarefa árdua, já que esse tipo de processo costuma ser longo, chegando a durar quase cem horas e exige muito da equipe que está tomando conta, inclusive de fazer plantões.

Foi pensando nisso que pesquisadores do departamento de Engenharia Química da UFSCar desenvolveram o Programa de computador para monitoramento e controle de biorreator para cultivos de alta densidade celular (SUPERSYS_HCDC), que monitora e controla as condições de cultivo de um biorreator (tanque onde é feito o cultivo) de forma a manter em seu interior condições ideais para o crescimento de microrganismos, como fungos, bactérias e leveduras.

Coordenado pela pesquisadora Teresa Cristina Zangirolami e com participação de Roberto de Campos Giordano e Antônio José Gonçalves da Cruz, além dos alunos de pós-graduação Antônio Carlos Luperni Horta, Giann Braune Reis e Charles Dayan Farias (todos do DEQ/UFSCar), o software tem como principal vantagem o fato de não somente fornecer os dados a serem interpretados, mas fazer ele mesmo a interpretação, informando ao pesquisador o que pode estar errado, inclusive por meio de mensagens no celular, e em alguns casos, fazendo as alterações necessárias.

O software permite um aumento na quantidade de células cultivadas. Segundo a Prof.ª Teresa Cristina, a equipe já chegou a mais de 100g/L de células, enquanto que na maioria dos bioprocessos normais, o cultivo vai até 40g/L em uma concentração bem mais alta. A equipe tem a terceira melhor produtividade de todos os estudos com cultivos de alta densidade de E-coli relatados na literatura e, para a professora, não resta dúvidas de que isso não seria possível sem a ajuda do programa.

O interesse por trás da produção do software é estudar como construir essa ferramenta de inteligência artificial e como torná-la mais robusta. Há todo um trabalho acadêmico que vem permitindo um desenvolvimento quase que contínuo, com a adição de novas funcionalidades. Devido a isso, o SUPERSYS_HCDC se tornou um instrumento complexo, que demanda um treinamento prévio para ser utilizado, embora seja possível limitar as opções desejadas, simplificando o uso do equipamento.

Atualmente o SUPERSYS_HCDC está sendo usado em parceria com o Instituto Butantan no cultivo de E-coli para a expressão de uma proteína utilizada na produção de vacina contra o streptococus pneumonia. O programa é um software livre. Seu download estará disponível na página do grupo LaDABio e os usuários interessados no produto pagarão pelos serviços de instalação, configuração e treinamento.