UFSCar leciona na Escola de Verão da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM)

Foto Reunião Notícia Montevideu

Universidade lecionou sobre Propriedade Intelectual aos participantes da Associação, colocando a instituição no mapa da inovação latino-americana

Do dia 8 a 19 de fevereiro, a Universidade Federal de São Carlos, por meio de sua Agência de Inovação, compôs o corpo docente do curso virtual “Proteção de invenções no âmbito científico e acadêmico”, da Escola de Verão da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) com sede na Universidad Nacional de Córdoba. O curso foi coorganizado pelas instituições Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo), Universidad Nacional del Nordeste (UNNE), Universidad Nacional del Litoral (UNL), Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A conferência de abertura contou com a presença de autoridades das universidades participantes na manhã do dia 8 de fevereiro. Em sua fala, a responsável pela organização, Ma Lorena Talbot Wright, da Universidad Nacional de Córdoba, agradeceu o intercâmbio de ideias para a formação do curso, demonstrando felicidade após longo ano de trabalho e desafios. “Este curso superou nossas expectativas a respeito do intercâmbio de conhecimento com os demais países. Esperamos que seja o primeiro de muitos, pois temos muita alegria em trabalhar de maneira colaborativa com os docentes e, agora, com todos os participantes, não somente pesquisadores, mas profissionais de diferentes áreas do conhecimento”.

O programa de atividades teve uma carga horária de 30 horas, sendo 10 horas de trabalho prático, num total de 40 horas ao longo de toda a semana, abordando temas como: Ativos tecnológicos; Conceito de patente e invenções no campo tecnológico científico; Utilidade e requisitos de patenteabilidade; Legislações comparadas em matéria de patente na Argentina, Bolívia e Brasil; Pesquisa e análise tecnológica; Banco de dados internacional e nacional; e Reivindicações. Os mais de 60 participantes de diferentes regiões da América Latina poderão entregar o trabalho final até amanhã (19 de fevereiro).

A Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) é uma rede de universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças em termos de vocações, públicos, estruturas acadêmicas e níveis de serviços, desenvolvem atividades de cooperação. Criada em 1991 em resposta aos desafios da gestão universitária na América Latina, esse conjunto de universidades compreendeu a necessidade de unir-se para trabalhar para a excelência e qualidade do ensino superior público.

De acordo com a representante da UFSCar na concepção da Escola de Verão da AUGM e responsável pela Proteção da Propriedade Intelectual da Agência de Inovação, Nayara Gaban, foi um prazer imenso poder contribuir, por meio da universidade, com uma Associação tão dedicada com a ciência e com a inovação em nível mundial. “Esperamos que os participantes tenham desfrutado ao máximo dessa oportunidade tão rica de capacitação e interação num tema tão rico e imprescindível (a proteção da Propriedade Intelectual) entre os países envolvidos da América Latina”, finalizou.