Diretora da Agência de Inovação fala sobre uso estratégico de patentes

foto mesa reduzida

A diretora executiva da Agência de Inovação da UFSCar, prof.ª Ana Lúcia Torkomian, participou nesta quinta-feira (30) de uma mesa-redonda promovida durante o I Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde, que ocorre esta semana na Universidade Federal de São Carlos. Intitulado Uso Estratégico de Patentes em Negócios e Comercialização de Tecnologia, o encontro, realizado no anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), reuniu representantes da academia, da indústria e de escritórios de transferência para discutir a inovação tecnológica em nível acadêmico, com mediação de Meire Ramalho de Oliveira, da Área de Transferência de Tecnologia da Agência.

No início de sua palestra, a diretora comentou o novo papel das universidades, que além de formar recursos humanos e gerar conhecimento, têm sido demandadas a contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país por meio da transferência de seus resultados. Para isso, acrescentou, é necessário a participação das empresas, principais responsáveis por transformar as descobertas em inovação, na forma de produtos, processos e serviços disponíveis no mercado.

Segundo Torkomian, os escritórios de transferência de tecnologia surgem como um interlocutor muito importante desse processo, visto que há um “vale” que separa as universidades das indústrias, duas instituições com lógicas e objetivos bastante distintos. “É preciso que uma entenda o lado da outra. Mesmo cada instituição tendo suas especificações, é possível somar experiências. O papel dos escritórios é pavimentar esse caminho, facilitando o relacionamento entre universidades e empresas”, esclareceu.

Durante a apresentação a professora também falou sobre a atuação da UFSCar para que as pesquisas desenvolvidas alcancem a sociedade. Ela mencionou a Portaria GR 627, de outubro de 2003, que instituiu o programa de proteção à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no âmbito da instituição e a Portaria GR 823, de janeiro de 2008, que criou o Conselho de Inovação Tecnológica e a Agência de Inovação da UFSCar.

Ao final, foram expostos dados da atuação da Agência ao longo dos anos, como registros, licenciamentos e royalties. Foram exibidas também algumas das inovações protegidas na forma de patentes, programas de computador e marcas, incluindo a exibição de um dos vídeos produzidos pela equipe da Agência e que estão disponíveis em seu canal do Youtube.

Convidados

Além de Ana Lúcia, também participaram da mesa o Consultor de Marketing Ademilson Soares de Oliveira, da empresa Total Health, que fabrica produtos cardiovasculares e aparelhos para musculação e a professora Enicéia Gonçalves Mentes, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar e uma das inventoras do dispositivo para ensino de física para estudantes cegos, protegido pela Agência de Inovação.

Ademilson apresentou informações sobre o cenário da área Fitness no Brasil e alguns dos aparelhos desenvolvidos pela sua empresa. Segundo o consultor, o Brasil possui um dos maiores mercados na área, mas que está tomado pelos produtos estrangeiros, com a contradição de que mesmo sediando as Olimpíadas, os equipamentos dos próprios atletas virão de outros países.

Ele também alertou para a necessidade das empresas desenvolverem produtos que sejam economicamente acessíveis para a população, mencionando o caso de um dos equipamentos criados pela Total Health, que não é comercializado devido ao seu alto custo para o consumidor.

Enicéia Mendes, por sua vez, falou sobre a experiência de desenvolvimento do Kit para ensino de física para cegos, criado pela professora de física Josiane Pereira Torres e aperfeiçoado durante seu mestrado em Educação na UFSCar. A docente relatou todo o processo necessário até o patenteamento do invento, destacando a necessidade de manter a invenção em sigilo, o que incluiu a própria defesa de mestrado, que, além de ser fechada ao público, contou com um termo de sigilo assinado pelos membros da banca.

A mesa-redonda integrou a programação do I Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde, cuja organização reúne docentes dos Departamentos de Educação Física e Motricidade Humana e de Terapia Ocupacional da UFSCar, da Agência de Inovação da UFSCar e da Agência USP de Inovação.