I Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde acontece esta semana na UFSCar

O I Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde da UFSCar teve início na noite desta terça-feira (28) e segue com programação até o dia 30 de outubro, promovendo discussão da inovação tecnológica em nível acadêmico em educação física, considerando o perfil de formação essencialmente multidisciplinar, com atuações na área da saúde, educação e esporte. A cerimônia de abertura aconteceu no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar às 19h e a organização reúne docentes dos Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e Terapia Ocupacional da UFSCar, da Agência de Inovação da UFSCar e Agência USP de Inovação.

Entre os presentes na mesa de abertura estavam o Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Baptista Duarte Filho, a Pró-Reitora de Extensão da UFSCar, Claudia Maria Simões Martinez, o coordenador do evento e professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, José Marques Novo Junior, a professora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto de Portugal, Susana Maria Soares Ribeiro, e a diretora executiva da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian.

Na ocasião, o Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Baptista Duarte Filho, apresentou as principais ações desenvolvidas pela secretaria no âmbito do MCTI e reforçou a importância do evento na esperança de que o Brasil consiga cada vez mais superar as dificuldades e auxiliar as pessoas com deficiência. Em nome do reitor da universidade, Targino de Araújo Filho, a Pró-Reitora de Extensão, Claudia Maria Simões Martinez afirmou que a universidade tem muito a contribuir na proposição de inovação na área e, por isso, a participação dos estudantes atrelada à produção do conhecimento fornecerá informações que aprimorem o dia a dia das pessoas com deficiência. Ela parabeniza os envolvidos pela pertinência e possibilidade de gerar avanços nessa aproximação entre academia e empreendedores. O coordenador e professor José Marques Novo Junior evidenciou o evento como o primeiro passo para discutir a importância do tema a fim de angariar fundos para que as pesquisas na área sejam efetivas. "A ideia do fórum é promover discussão de como utilizar esse recurso e todo o conhecimento do ambiente acadêmico para a sociedade", ressaltou.

Após a cerimônia, os participantes conferiram a palestra de abertura "Como o CNPq estimula e contribui para o desenvolvimento de projetos em inovação tecnológica", proferida por Marco Túlio de Mello, coordenador de Ciência e Tecnologia da Academia Paraolímpica Brasileira, do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq em Educação Física e professor do Departamento de Esportes da Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

O evento, que segue até o dia 30 (quinta-feira) no Anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia-CCET da UFSCar, é destinado a acadêmicos e profissionais da educação física e das áreas da saúde e tecnológica, gestores de academias de ginástica, empresários do mercado da atividade física, saúde e bem estar, pesquisadores e profissionais que trabalham com tecnologias assistivas aplicadas ao esporte e à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

A programação conta com palestras e mesas-redondas sobre inovação em tecnologia assistiva, empreendedorismo, pesquisa acadêmica, interação universidade-empresa, dentre outros, cujo principal desafio é aproximar o meio acadêmico do mercado, apresentando soluções de inovação tecnológica e visando aplicações práticas nessas áreas. O evento também possibilitará o contato com empreendedores que apresentarão casos de sucesso.

Os participantes e interessados podem acompanhar a programação do evento no site http://www.inovaforum.ufscar.br/.

DSC 0078 reduzida

Cerimônia de abertura