Workshop de redação de patentes reúne cerca de 200 pesquisadores na UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos, por meio de sua Agência de Inovação e em parceria com a Axonal Consultoria Tecnológica, representante da plataforma Questel-Orbit (sistema de busca em bases de patentes mundiais) no Brasil, realizou um Workshop de Redação de Patentes nos últimos dias 25 e 26 de fevereiro, no auditório Bento Prado Junior no campus São Carlos da UFSCar. Destinado à comunidade acadêmica da UFSCar e aos alunos, docentes e pesquisadores que atuam em diferentes linhas e grupos de pesquisa de diversas instituições do país, o treinamento de cerca de seis horas possibilitou aos quase 200 participantes não apenas dar os primeiros passos na redação de patentes, mas também ampliar o conhecimento daqueles que já possuem familiaridade com o tema.

Conduzido pelo sócio-diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, principal consultant da Innovalyst (US) e consultor colaborador da Questel Consulting, Henry Suzuki, entre diversos assuntos, o workshop abordou as linhas gerais de tramitação de patentes, os princípios de territorialidade, direitos autorais e de propriedade industrial, reivindicação, busca de anterioridade, além de auxiliar os participantes na utilização de algumas bases de dados para busca de patentes e de informação tecnológica.

Segundo o palestrante, Henry Suzuki, apesar do brasileiro ser considerado um povo criativo, essa efetividade permanece baixa na hora de criar e se apropriar de coisas e ideias novas, daí a importância dos pesquisadores e profissionais aprenderem a registrar o conhecimento que produzem e atuarem no compartilhamento de informações, que é o objetivo principal do workshop. “A gente busca capacitar pessoas multiplicadoras, que consigam inserir o mundo da Propriedade Intelectual e da informação tecnológica no dia a dia dos grupos de pesquisas e empresas brasileiras, tornando-se participantes ativas do processo de patenteamento”, explicou Suzuki.

O formato do workshop – apresentado desde o final de 2018 – é proveniente de uma série de eventos de capacitação realizados e aprimorados ao longo de mais de sete anos de experiência em diversas localidades. Além desse esforço, Suzuki conta com a confiança dos parceiros locais em apoiar e abraçar a iniciativa, que oferecerá um total de 75 edições nas 27 unidades da federação ao longo deste ano. “Ao todo, serão 900 horas em 150 dias de um workshop pensado e compartilhado em grupos de redes sociais e nas conversas entre amigos. No caso de São Carlos, estamos em uma região privilegiada com as universidades e institutos de pesquisa e sua alta adesão decorre também do perfil de inventor e empresário consciente sobre a necessidade de aprender mais”, justificou.

O evento é realizado de maneira gratuita, mas os participantes foram convidados a doarem 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho que serão levados a uma instituição local. Em razão disso, quando as pessoas perguntam de onde vem toda a energia para esta maratona de workshops, Suzuki menciona o brilho dos olhos das pessoas. “Eu estudei em universidade pública e me sinto no dever de retribuir à sociedade o recurso utilizado para a minha formação. Além disso, acredito muito no poder das pessoas, então se um participante sair contagiado, o workshop já valeu a pena”.

Em sua fala, a coordenadora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFSCar, Patricia Villar Martins, agradeceu a parceria com a Axonal para a realização do workshop, além de mencionar a importância da realização de eventos como esse que convergem com a importante missão dos Núcleos de Inovação Tecnológica dentro das universidades e institutos de pesquisas. “A Agência de Inovação está à disposição da comunidade acadêmica para atendimentos sobre os trâmites do processo de depósitos de pedidos de patentes e as demais modalidades de registro, pois o nosso objetivo é oferecer todo o suporte desde a proteção das tecnologias até a consequente disponibilização destes produtos e serviços para a sociedade”, ressaltou.

Atualmente, a Agência de Inovação da UFSCar mantém um portfólio de mais de 200 depósitos de pedidos de patentes, resultantes de trabalhos conduzidos em grupos e linhas de pesquisas nas mais diversas áreas, bem como resultados do desenvolvimento de projetos em parceria com empresas. Deste total, quase cerca de 10% das patentes estão licenciadas, ou seja, foram negociadas com empresas para que a sociedade tenha acesso aos seus benefícios. O portfólio completo com as tecnologias da UFSCar pode ser conferido neste link.

IMG 2256 reduzida

Evento reuniu quase 200 participantes no Anfieatro Bento Prado Jr.