Agência de Inovação profere palestra e minicurso na segunda edição do CONPRODUCI - Conversando sobre a Produção Científica na UFSCar integrando o COFEST

Nos dias 18 e 19 de setembro, a Agência de Inovação da UFSCar participou da segunda edição do Conversando sobre a Produção Científica na UFSCar (CONPRODUCI) com palestra sobre Propriedade Intelectual e minicurso para busca nas bases de dados de Propriedade Industrial. Destinado à comunidade acadêmica da UFSCar, as apresentações foram ministradas por Patricia Villar Martins e Nayara de Cassia Gaban Rozatte, do setor de Proteção à Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFSCar e aconteceram no campus São Carlos.

 

Na ocasião, Patricia Martins apresentou o caminho percorrido pela pesquisa para chegar ao mercado e a atuação da Agência de Inovação da UFSCar como intermediadora e facilitadora neste processo. Para isso, ela apresentou os principais aspectos e requisitos de Proteção à Propriedade Intelectual, as modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar – como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar e programa de computador – além de questões mais amplas como territorialidade, garantias, prazos, legislações e transferência de tecnologias, tirando todas as dúvidas dos participantes.

 

Palestra Pat Conproduci

Patricia Martins em palestra na BCo

 

Na tarde do dia 19, o minicurso “Ativos de Propriedade Intelectual como fontes de informação tecnológica: guia para busca de anterioridade nas bases do Brasil, Estados Unidos e Europa” foi ministrado por Nayara Rozatte, resumindo o funcionamento das bases de dados mais utilizadas no Brasil e no mundo, e apresentando dicas, sugestões e práticas utilizadas por escritórios de propriedade intelectual, a exemplo das atividades da Agência de Inovação da UFSCar. As bases de dados consultadas foram do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), United States Patent and Trademark Office (USPTO), European Patent Office (EPO), além da International Patent Classification (IPC) para Patentes e da Classificação de Locarno para Desenhos Industriais. Além disso, Rozatte abordou as diretrizes para redação de patentes e registro e busca de marcas.

 

Nayara minicurso CONPRODUCI

Nayara Rozatte em minicurso sobre busca de anterioridade

O II CONPRODUCI objetivou apresentar as etapas envolvidas no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, como reconhecer fontes de informações confiáveis, elaborar estratégias de busca, normalização de trabalhos, usar gestores de referências, entre outros temas que fomentar o desenvolvimento de uma pesquisa. As atividades do II CONPRODUCI fizeram parte da programação do COFEST - Festival de Empreendedorismo de São Carlos.