IX edição da Corrida e Caminhada Nelson Prudêncio acontece no próximo dia 21 de outubro

No próximo dia 21 de outubro a partir das 8h30 acontecerá no campus São Carlos da UFSCar mais uma edição da corrida e caminhada Nelson Prudêncio. O evento – que compreende a realização de um percurso de aproximadamente 5,5 km de corrida e 3,5 km de caminhada – é aberto ao público interno e externo da UFSCar de maneira gratuita, sendo totalmente organizado por estudantes de diversos cursos de graduação sob supervisão da docente Paula Hentschel Lobo da Costa do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar. A marca da corrida e caminhada “Nelson Prudêncio” foi registrada pela Agência de Inovação da UFSCar em 2015.

Nos últimos 10 anos, a corrida de rua transformou-se em um fenômeno cultural muito além do esportivo. Foco da mídia televisiva, do mercado editorial, da indústria de materiais esportivos, do turismo e veículos de marketing, a modalidade representa hoje a principal atividade de profissionais das mais diferentes áreas. Pensando nisso, o Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) vem organizando uma corrida dentro do campus São Carlos desde 2005, que conta com a participação de cerca de 350 pessoas, sendo 250 corredores e 100 caminhantes, entre alunos, docentes e técnicos-administrativos dos três campi, além da comunidade local.

O evento voltou a acontecer no campus São Carlos em 2005 após aproximadamente 12 anos desde a primeira edição da Corrida Cross Campus. Na edição de 2009, a corrida homenageou in memorian o professor do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, Segundo Carlos Lopes – corredor e incentivador da realização da corrida. Em 2010, em sua sexta edição, as festividades dos 40 Anos da UFSCar levaram a corrida também aos campi de Araras e Sorocaba, ocasião em que a corrida passou a ser chamada de “Corrida e Caminhada Nelson Prudêncio”, em homenagem ao brilho olímpico e contribuições do professor à área da Educação Física. Desde então, a marca é utilizada como símbolo da corrida organizada pela UFSCar e homenagem permanente lançada em vida ao professor Nelson Prudêncio, que faleceu em 2012. Além de representar um importante vínculo à memória do professor Nelson Prudêncio, cujo logotipo ilustra seu próprio salto, no contexto da organização de corridas de rua, a marca registrada em nome da UFSCar resguarda os direitos de uso para fins exclusivamente esportivos, e veda seu uso indevido. A ilustração da marca foi corrigida diversas vezes pelo próprio Nelson Prudêncio até que ela descrevesse fielmente “seu salto”.

Além disso, o docente sempre apoiou com entusiasmo a organização da corrida de pequeno porte com sua experiência de atleta, duas vezes medalhista olímpico no salto triplo, prata em 1968 e bronze em 1972. Por essa razão, segundo a coordenadora do evento, Paula Hentschel Lobo da Costa, “a realização desta nona edição renova a satisfação em possibilitar que estudantes de diferentes cursos interajam na construção e realização do evento, além de homenagear nosso professor Nelson, cumprindo inclusive seu papel social de ajudar aqueles que necessitam”, declarou.

A participação na corrida e caminhada é gratuita, mas os interessados devem realizar a inscrição no site do evento. Além disso, como nas outras edições, a corrida tem com foco social, recolhendo itens como leite e produtos de higiene pessoal para serem entregues a entidades assistenciais como creches e lares de idosos.
Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site: http://www.corridanelsonprudencio.ufscar.br/.

logo2

Marca registrada pela Agência de Inovação da UFSCar