Estudantes da UFSCar buscam solução para o transporte de bicicletas nos bagageiros dos ônibus da Cometa

Três grupos de estudantes da UFSCar participaram do Desafio Bike Bus que aconteceu no último final de semana de agosto – entre os dias 24 e 26 – durante a feira Bike Brasil 2018 na São Paulo Expo – considerada o maior evento de bicicletas da América Latina que recebe atletas, amadores, famílias e as principais marcas e profissionais do segmento. Em parceria inédita, a Viação Cometa convidou estudantes da UFSCar para desenvolverem a melhor maneira de transportar bicicletas, através de suportes seguros e funcionais dentro dos bagageiros do ônibus da Cometa.

Após dois dias de desenvolvimento de projetos, o grupo formado pelos estudantes dos cursos de engenharia civil e de produção da UFSCar, Paola Maria Ribeiro Lescura França, Matheus Fonseca Polachini, Bruno Joaquim Lima e Renan Berçot Lamas venceu a competição propondo um sistema flexível de transporte, com baixo custo e fácil instalação. Cada integrante recebeu troféu e registro de extensão universitária, além de exposição do projeto e possível desenvolvimento de protótipo. Foram considerados os critérios de criatividade e inovação, qualidade técnica, excelência operacional e foco no cliente.

Os vencedores desenvolveram um sistema prático por meio de dispositivo que permite que a bicicleta entre no bagageiro em posição de uso e sem precisar ser desmontada, sendo que a instalação do equipamento dispensa o uso de ferramentas. Além disso, o dispositivo é flexível e se adequa a bicicletas de diferentes modelos e tamanhos, ficando a critério da empresa de ônibus o número de suportes a serem inseridos. Para isso, os estudantes se dedicaram às questões técnicas e comerciais da solução de maneira colaborativa e através da troca de informações. Durante o evento, o projeto foi prototipado digitalmente e apresentado a uma banca julgadora formada por integrantes da Cometa, da universidade e demais convidados.

De acordo com uma das vencedoras, Paola Maria Ribeiro Lescura França, experiências como esta são importantes aos estudantes pois permitem conexão com o setor empresarial não vivenciada dentro da academia. “Lidar com problemas técnicos na prática exige raciocínio rápido e agrega valor ao que desenvolvemos dentro da universidade. Por isso, essa interação tão comum nos países mais desenvolvidos traz muitos benefícios para a universidade e a empresa, buscando soluções para problemas reais”.

Para a estudante, o grupo se concentrou em vencer a competição, mas principalmente, em solucionar um problema já “sentido na pele” ao tentar transportar suas bicicletas. “Vencer o desafio foi gratificante e nos colocou a um passo de resolver o problema de transporte de bicicletas, que pode facilitar a vida de muitos passageiros, além de contribuir para uma mobilidade urbana cada vez mais sustentável e integrada”, declarou Paola França.

Buscando as melhores soluções aos seus clientes, as empresas do Grupo JCA atuam com inovação e criatividade através de parcerias com instituições, a exemplo do evento promovido com a UFSCar, que, segundo a gerente de comunicação e marca do Grupo, Tatiana Lelis, possibilitou ao Grupo conhecer um projeto estruturado que pode beneficiar um número grande de clientes que transportam suas bicicletas. “A parceria foi de extrema importância e o resultado foi satisfatório. Com isso, nós esperamos desenvolver outras ações semelhantes para envolver ainda mais estudantes da UFSCar”, finalizou.

VencedoresDesafio

Matheus Fonseca Polachini, Paola Maria Ribeiro Lescura França, Bruno Joaquim Lima e Renan Berçot Lamas após vitória no Desafio Bike Bus