Agência de Inovação da UFSCar participa do VIII ProspeCT&I – Congresso Internacional do PROFNIT

Entre os últimos dias 13 e 18 de agosto, a Agência de Inovação da UFSCar esteve no auditório da Casa da Indústria (FIEA) do Estado do Alagoas em Maceió, participando do VIII ProspeCT&I – Congresso Internacional do PROFNIT. O evento foi campeão de inscrições – com 500 participantes – e a UFSCar foi representada pela servidora da Agência de Inovação, Patricia Villar Martins.

 

Durante o Congresso, no dia 13, Martins participou da capacitação e conscientização em acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado à Repartição de Benefícios (SisGen), com o intuito de, posteriormente, transmitir conhecimento e auxiliar o cadastro dos pesquisadores da UFSCar que trabalham com patrimônio genético na plataforma SisGen, cujo deadline para a regularização de projetos vai até o dia 6 de novembro.

 

Considerando que pelo menos 20% da biodiversidade do planeta está no Brasil, transformar essa riqueza natural em negócios inovadores é uma das questões cuja complexidade foi explorada por participantes de todo o país no evento. Voltado para cientistas da biodiversidade nordestinos, o treinamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) demonstrou preocupação sobre a integração do saberes tradicionais com a pesquisa científica produzida atualmente, garantindo tanto a proteção das espécies animais e vegetais quando a propriedade intelectual do conhecimento produzido sobre elas e a justiça em sua exploração econômica.

 

Além disso, 75% dos fármacos utilizados no planeta, atualmente, são originalmente baseados em conhecimentos de povos tradicionais. No entanto, a patente deles não considera essas fontes, e raramente reporta as espécies utilizadas aos seus países de origem. Essa situação é conhecida como “biopirataria” e desde a Eco 92 tem sido uma preocupação crescente no Brasil e na comunidade internacional; além de documentos de regulação internacional, o processo na país culmina com a lei da Biodiversidade, de 2015, que regulamenta as atividades econômicas relativas à pesquisa e inovação ligadas ao patrimônio genético e saberes tradicionais, sendo que o SisGen é a ferramenta voltada às atividades práticas que essa legislação regula.

 

A cerimônia de abertura do evento, realizada na noite do dia 16, contou com a presença do Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Álvaro Prata e outras autoridades, como o presidente do CNPq, Mário Borges; o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel; a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Valéria Costa Correia; o Secretário Estadual de C&T de Alagoas, Rogério Pinheiro; e a Coordenadora Acadêmica Nacional do Conselho Gestor do PROFNIT, Cristina Quintella.

 

Na manhã anterior, dia 15, a ex-diretora executiva da Agência de Inovação da UFSCar e atual diretora técnica do FORTEC, Ana Lucia Vitale Torkomian, apresentou os resultados da Pesquisa FORTEC de Inovação.

 

Além da capacitação, o VIII ProspeCT&I teve em sua programação a reunião do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia do Nordeste (Fortec) e o 5º Encontro das Pós-Graduações em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação além de cursos, palestras e oficinas. O evento também promoveu o XV Seminário Brasil-Portugal – Internacionalização de Empresas, Empreendedorismo, Inovação e a Transformação Digital.

 

WhatsApp Image 2018-08-15 at 20.02.16

Cerimônia de abertura do VIII ProspeCT&I – Congresso Internacional do PROFNIT