Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo define projetos vencedores no próximo dia 7 de junho

Na próxima quinta-feira (07/06), a Agência de Inovação da UFSCar realizará um evento de encerramento da primeira edição do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo. Com o objetivo de selecionar os projetos vencedores do Desafio UFSCar – nas categorias “startup” e “licenciamento” –, o evento é aberto a toda comunidade acadêmica e externa à universidade e acontecerá no Anfiteatro Bento Prado Jr. no campus São Carlos da UFSCar das 14 às 17h30. Trata-se de uma grande oportunidade de conhecer e interagir com o ecossistema de inovação de São Carlos.

Na ocasião, a palestra de abertura tratará do tema inovação e, em seguida, as dez equipes finalistas – com cerca de 30 participantes – apresentarão um pitch de seus negócios aos jurados convidados, que elegerão os dois projetos vencedores. Os resultados serão divulgados a partir das 17h30, momento em que será realizada a premiação e o encerramento da primeira edição do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo.

Para participar do evento, é necessário realizar a inscrição neste link. (Utilize os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.)

Fases do Desafio UFSCar

A primeira fase do Desafio UFSCar contou com a inscrição de 90 equipes – sendo 241 participantes – que estiveram presentes no encontro presencial público em novembro de 2017 para interação e troca de experiências, além da realização da primeira versão do Modelo de Negócios em uma maratona de Canvas. Durante a segunda fase – entrega do Modelo de Negócios Simplificado (Canvas) –, os participantes receberam feedbacks de profissionais do mercado sobre seus projetos. Durante a terceira fase, foram oferecidas capacitações em materiais virtuais aos participantes sobre: Teste de conceito, Análise de mercado, Planejamento financeiro, Fontes de financiamento, Apresentação de Pitch e Propriedade Intelectual.

Além disso, foi realizado um evento de treinamento de Pitch e networking em março de 2018 – o Open Mic Day – que visou favorecer o amadurecimento desses projetos em apresentações de 7 minutos. A partir daí, 20 equipes elaboraram um Plano de Negócios detalhado, que, junto dos materiais entregáveis – Slides e Pitch –, levou a definição de 10 equipes finalistas ao desenvolvimento de marcas e ações voltadas para o mercado que serão apresentadas a possíveis investidores. Para a definição das equipes finalistas, 20 avaliadores com experiência no mercado foram convidados a considerar os critérios: potencial de globalização e para benefício da sociedade, viabilidade econômica e de desenvolvimento, inovação e originalidade, além do comprometimento da equipe.

Segundo a organizadora do evento, Adriana Spinola, independente do resultado oficial sobre os vencedores, a prioridade da Agência de Inovação da UFSCar foi possibilitar que todos os participantes desenvolvessem planos de negócios que levem as tecnologias da academia para a sociedade, pois não adianta o conhecimento estar dentro da universidade na cabeça de bons pesquisadores, ele deve beneficiar a sociedade como um todo, sendo que a UFSCar possui importante papel nesse sentido. “Mais importante que ter um vencedor ou plano com destaque foi o engajamento dessas equipes em se capacitar para desenvolver excelentes planos de negócios. São vencedores todos aqueles que conseguirem empreender e levar suas ideias para o mercado”, ressaltou Spinola.

Banner 5