Rafael Vidal Aroca é o novo diretor executivo da Agência de Inovação da UFSCar

Nesta quarta-feira (09/05), foi publicada a Portaria GR nº 3020/18, de 2 de maio de 2018, no Diário Oficial, de designação do Prof. Dr. Rafael Vidal Aroca para exercer a função de Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFSCar, pela reitora da UFSCar, Wanda Aparecida Machado Hoffmann.

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSCar – que é inventor de três pedidos de patentes da universidade depositados pela Agência de Inovação – é bacharel em Informática, com ênfase em Administração e Gerenciamento de redes pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Engenharia Mecânica na área de Mecatrônica também pela USP e doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo suas principais linhas de pesquisa: Mecatrônica, Tecnologias da Informação e Empreendedorismo e Inovação. Além disso, o docente atuou em empresas e startups com cargos técnicos e gerenciais, realizando e coordenando o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores em mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de Tecnologia da Informação, Sistemas Embarcados, Redes de Computadores, Mecatrônica e em Sistemas baseados em Linux.

Rafael Aroca compõe a equipe organizadora da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), evento apoiado pelo CNPq desde 2007, que já teve mais de 500 mil participantes em todo o Brasil e tem a missão de disseminar a Ciência, Tecnologia e Robótica entre jovens de 6 a 18 anos, incentivando-os a seguir carreiras nas áreas científicas e tecnológicas e promovendo, também, a inclusão social e digital através da tecnologia. É membro do Conselho Superior da Olimpíada, foi seu Coordenador Geral nacional em 2017, e atualmente é Vice-coordenador Geral. O docente também foi Professor Adjunto da UFRN e Gerente Executivo da incubadora de empresas de TI do Instituto Metrópole Digital (IMD) da mesma universidade entre os anos 2013 e 2014.

IMG 7102 reduzida

Rafael Vidal Aroca assume a Diretoria Executiva da Agência de Inovação da UFSCar