Agência de Inovação profere palestras sobre Propriedade Intelectual nos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Materiais da UFSCar

Nos últimos dias 3 e 9 de abril, a Agência de Inovação da UFSCar proferiu palestras sobre Introdução à Propriedade Intelectual e a atuação da Agência aos alunos de graduação dos Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da UFSCar. As apresentações foram ministradas pela coordenadora de Proteção à Propriedade Intelectual da Agência, Patricia Villar Martins, e aconteceram durante as disciplinas “Iniciação à Engenharia Mecânica” no dia 3, e “Projetos em Engenharia de Materiais I” no dia 9.

Nas duas ocasiões, Patricia Martins apresentou os principais aspectos e requisitos de Proteção à Propriedade Intelectual, as modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar – como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar e programa de computador – além de questões mais amplas como busca de anterioridade, territorialidade, redação de patentes, garantias, prazos, legislações e transferência de tecnologias.

Martins também apresentou a atuação da Agência de Inovação da UFSCar e tirou todas as dúvidas dos participantes, convidando os alunos a realizarem o cadastramento das empresas-filhas da universidade que está disponível neste link. As palestras foram acompanhadas pela servidora da UFSC em colaboração técnica com a UFSCar, Catarina Saito.

IMG 5033 reduzida

Patricia Martins em palestra aos alunos da Engenharia Mecânica da UFSCar