UFSCar e IFSP conquistam medalha de prata no Vacathon em Juiz de Fora/MG

Entre os dias 6 e 10 de dezembro, uma equipe com integrantes da UFSCar e do IFSP São Carlos participaram, em Juiz de Fora (MG), da 1ª Maratona de Programação Rural para Produção de Leite, o Vacathon, como parte da programação do Ideas for Milk, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), trazendo a medalha de prata para as instituições. O evento foi destinado a empreendedores digitais, líderes de grandes empresas e entidades do agronegócio do leite e de tecnologia da informação (TI), potenciais investidores, autoridades, pesquisadores, além de docentes e estudantes universitários interessados em inovação digital e no ecossistema de startups. A equipe que representou a UFSCar e o IFSP no Vacathon foi formada por quatro estudantes da área da Computação - Leonam Brunhari e Lucas Franco, do IFSP; e Henrique Almeida Marcomini e Leila Aparecida da Silva, da UFSCar - e contou com o docente Diego Furtado Silva, do Departamento de Computação (DC) da UFSCar, como Embaixador.

Na ocasião, os alunos criaram uma solução atrativa que possui vasto conjunto de funcionalidades, utilizando plataformas de diferentes empresas que patrocinaram o evento (tais como IBM e BovControl), como parte do desafio proposto. A participação trouxe medalhas de prata, colocando a UFSCar e IFSP entre a 6ª e 10ª posição, entre vinte equipes inscritas, com 16 soluções apresentadas.

De acordo com o docente Diego Silva, a solução apresentada resolvia alguns dos principais problemas enunciados pela organização, atendendo ao propósito da maratona, com equipe preparada e funcionalidade prática. O docente afirma que, independentemente do resultado, a representação da universidade reforça o contato acadêmico com o agronegócio, experiência que vale tanto para o mercado, quanto para a universidade. “Além de ser uma área economicamente estratégica para o nosso país, o evento apresentou infinitas oportunidades de negócios e pesquisa, relacionados a IoT, aprendizado de máquina, processamento de imagens, entre outros. Tivemos acesso aos problemas enfrentados na cadeia de produção de leite e derivados que podem ser resolvidos através de excelentes soluções tecnológicas”, ressaltou.

A programação contou com palestras sobre inovação, empreendedorismo e agronegócio, além de visitas à fazenda da Embrapa, indústria de laticínios e Desafio de Startups com ambiente para network. O objetivo do evento foi compartilhar informações sobre temáticas relacionadas à produção de leite e criar soluções inovadoras aplicáveis à área com ajuda de quem entende bem do assunto: pesquisadores e produtores de leite. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis neste link.

WhatsApp Image 2017-12-20 at 14.44.40 1

Representantes da UFSCar e IFSP no Vacathon