Agência de Inovação participa de debates sobre a criação de Secretaria de Comunicação, Participação e Transparência na UFSCar

A Agência de Inovação esteve presente em duas rodas de conversa promovidas pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade que debateram a reestruturação da área de Comunicação e a criação da Secretaria de Comunicação, Participação e Transparência na UFSCar. Além dos jornalistas e profissionais da comunicação da universidade, considerando assessoria institucional, e suas principais mídias – rádio e TV –, os eventos foram abertos ao público e contaram com a presença de membros da Administração Superior, diretores e representantes de Departamentos e Centros, alunos, docentes e técnico-administrativos da universidade. A Agência de Inovação foi representada pelo seu diretor executivo, Roberto Ferrari Júnior, e pela analista de comunicação, Tatiane Liberato, e o objetivo dos eventos foi estimular a reflexão sobre o papel estratégico da Comunicação para o fortalecimento das instituições e para que elas possam efetivamente colaborar com o avanço da sociedade.

O primeiro debate aconteceu na tarde do dia 13 de novembro, e contou com a presença de Clayton Levy, assessor-chefe e editor da Secretaria de Comunicação da Unicamp. Na ocasião, Levy recuperou o processo de reestruturação da Comunicação da Unicamp que integrou todos os veículos e produtos de mídia sob uma única coordenação. Dessa forma, a integração das ações – rádio, TV, jornal, web, redes sociais, assessoria de imprensa e divulgação científica – tornou possível a otimização dos recursos humanos e infraestrutura, cujos esforços passaram a ser mais direcionados, aumentando a eficiência das estratégias de divulgação, com consequente visibilidade às ações da Unicamp interna e externamente, sendo imprescindível o reconhecimento pelas administrações superiores de que a área de Comunicação é estratégica.

IMG 1714 reduzida

Clayton Levy da Unicamp em debate que aconteceu no auditório 1 da BCo

Na segunda-feira seguinte, 20 de novembro, o segundo debate contou com a participação de Décio Fonseca, Pró-Reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Marcílio Lana, Diretor do Centro de Divulgação e Comunicação (Cedecom) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ana Paula Vieira, relações públicas e Coordenadora de Planejamento do Cedecom/UFMG. Os participantes apresentaram como se deu a criação da Pró-Reitoria e Centro de Divulgação de cada instituição, compartilhando as experiências de pessoal e infraestrutura que permitiram a adequação à realidade atual de cada instituição. Neste caso, o debate foi transmitido ao campus Lagoa do Sino.

IMG 1994 reduzida

Participantes no último de debate que aconteceu no Anfiteatro da Reitoria