Agência de Inovação da UFSCar participa da Jornada Acadêmica no campus Lagoa do Sino com palestra e apresentação do Desafio UFSCar

Entre os últimos dias 23 e 25 de outubro, o Campus Lagoa do Sino da UFSCar promoveu a IV Jornada Acadêmica com o tema “Transversalidade da questão ambiental nos cursos de graduação da Lagoa do Sino”. O evento, que promoveu palestras, minicursos, atividades culturais, apresentação de trabalhos e troca de experiências entre os membros da comunidade acadêmica local, foi realizado concomitantemente ao XXIV Congresso de Iniciação Científica (CIC) e IX Congresso de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI) da UFSCar – 2017 e recebeu a Agência de Inovação para a apresentação de palestras sobre Propriedade Intelectual, empreendedorismo e inovação.

Na ocasião, o analista de Transferência de Tecnologia da Agência, Pedro Cesar Zavitoski, apresentou palestra com o tema “Empreendedorismo e Inovação na Universidade, qual o papel da Universidade e da UFSCar nesse ecossistema?", abordando os principais conceitos e contextualização sobre o empreendedorismo, como ele está inserido na Universidade, os casos de sucesso de Transferência de Tecnologia, além da apresentação do Desafio UFSCar que está sendo realizado dentro da Universidade. Zavitoski também apresentou os serviços oferecidos pela Agência, os mecanismos pelos quais ela apoia sua comunidade acadêmica, além dos resultados alcançados e os projetos em andamento.

IMG 0819 reduzida

Pedro Zavitoski em palestra sobre o Desafio UFSCar no campus Lagoa do Sino

Em seguida, a coordenadora de Proteção à Propriedade Intelectual da Agência, Patricia Villar Martins, proferiu a palestra “Introdução à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: quais modalidades são previstas em Lei, seus requisitos e como proteger”, apresentando as modalidades passiveis de proteção por Propriedade Intelectual como patente, marca, programa de computador, desenho industrial, cultivar, indicação geográfica e direito autoral. Martins também abordou conceitos, procedimentos de registro/depósito, requisitos, territorialidade e importância de cada modalidade.

A programação do evento também contou com conferências e mesas-redondas que abordaram tópicos como os desafios do desenvolvimento sustentável; as implicações socioambientais das mudanças climáticas; uso, regulamentação e conflitos no uso da água; sustentabilidade nos sistemas agroalimentares etc. Os minicursos abordaram a produção de chocolate e cerveja, apicultura, práticas de ensino na educação ambiental, sistemas agroflorestais, beer game, entre outros. Além disso, os estudantes dos cinco cursos de graduação ofertados no Campus – Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Biologia e Administração – apresentaram trabalhos já concluídos ou propostas de projetos de pesquisa e de extensão. Também foram realizadas atividades culturais, como a apresentação da orquestra experimental UFSCar Sorocaba – OEXUS na praça da matriz em Campina do Monte Alegre aberta para toda comunidade.

IMG 0832 reduzida

Patricia Martins apresenta a Agência de Inovação à comunidade acadêmica do campus Lagoa do Sino

Com informações e imagens da Seção de Comunicação Social - SeCS-LS - Campus Lagoa do Sino/UFSCar.