Agência de Inovação profere palestra e mini capacitação na primeira edição do Conversando sobre a Produção Científica na UFSCar (CONPRODUCI)

IMG 1306 reduzida

Patricia Martins em palestra sobre Propriedade Intelectual

No último dia 5 de outubro, a Agência de Inovação da UFSCar participou da primeira edição do Conversando sobre a Produção Científica na UFSCar (CONPRODUCI) oferecendo palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual e mini capacitação para busca nas bases de dados de Propriedade Industrial. Destinado à comunidade acadêmica da UFSCar, as apresentações foram ministradas por Patricia Villar Martins e Nayara de Cassia Gaban, do setor de Proteção à Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFSCar e aconteceram no Anfiteatro da Reitoria a partir das 9h.

Na ocasião, Patricia Martins apresentou os principais aspectos e requisitos de Proteção à Propriedade Intelectual, as modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar – como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar e programa de computador – além de questões mais amplas como territorialidade, garantias, prazos, legislações e transferência de tecnologias. Martins também apresentou a atuação da Agência de Inovação e tirou todas as dúvidas dos participantes, convidando os alunos a realizarem o cadastramento das empresas-filhas, e participarem do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo, que está com as inscrições abertas e cujas informações podem ser conferidas no site do evento.

Após a palestra, a aula prática de buscas de anterioridade foi ministrada por Nayara Gaban, que resumiu o funcionamento das bases de dados mais utilizadas no Brasil e no mundo, e apresentou dicas, sugestões e práticas utilizadas por escritórios de propriedade intelectual, a exemplo das atividades da Agência de Inovação da UFSCar. As bases de dados consultadas foram do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), United States Patent and Trademark Office (USPTO), European Patent Office (EPO), além da International Patent Classification (IPC) para Patentes e da Classificação de Locarno para Desenhos Industriais. Além disso, Gaban abordou as diretrizes para redação de patentes e registro e busca de marcas.

O CONPRODUCI teve como objetivo apresentar as etapas envolvidas no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, como reconhecer fontes de informações confiáveis, elaborar estratégias de busca, normalização de trabalhos, usar gestores de referências, entre outros temas que fomentar o desenvolvimento de uma pesquisa.

IMG 1325 reduzida

Nayara Gaban fala sobre base de dados de PI