UFSCar lançou seu primeiro Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo

Na tarde desta última terça-feira (03/10), a UFSCar lançou a primeira edição do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo, realizado por meio de sua Agência de Inovação, em palestra proferida pelo diretor executivo da Agência, Roberto Ferrari Júnior. O Desafio objetiva incentivar os participantes a levarem à sociedade os avanços tecnológicos resultantes de estudos, pesquisas e ações empreendedoras, prevendo a capacitação da comunidade acadêmica e estimulando o surgimento de projetos inovadores com mecanismos para apoio e viabilização, além de ações para difusão da cultura da inovação e do empreendedorismo. O evento de lançamento aconteceu às 14h30 no Anfiteatro da Reitoria, no campus São Carlos da UFSCar.

Na ocasião, o diretor executivo da Agência de Inovação da UFSCar apresentou diversas tecnologias da UFSCar que já estão no mercado, algumas que estão em fase de negociação, além de ressaltar a importância de ações que possibilitem o acesso da sociedade por tecnologias que melhorem a vida das pessoas. “Há muitas pérolas escondidas dentro das salas de aulas e dos laboratórios da UFSCar. Pérolas em formato de conhecimento que podem ser transformadas em tecnologias que beneficiem a sociedade. O objetivo do Desafio é justamente identificar essas joias, lapidá-las e levá-las à sociedade”, declarou Ferrari.

Para a reitora da UFSCar Wanda Hoffmann, essa é uma grande oportunidade para que os servidores e estudantes da universidade interajam com a sociedade de modo a colaborarem com a superação dos desafios impostos pelo tempo presente. “Muitas questões surgem dia após dia relacionadas à saúde, economia, meio ambiente, educação etc. e o conhecimento produzido dentro da universidade pode se transformar em inovação e tecnologia capazes de tornar melhor a vida de todos. Nesse sentido, quero parabenizar a Agência de Inovação pela iniciativa e convidar nossa comunidade a aceitar o desafio de transformar o mundo em um lugar melhor.”, destacou durante a cerimônia.

A chamada pública do 1º Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo está disponível no site do Desafio e as inscrições podem ser realizadas até 16 de outubro. Todas as informações sobre inscrições, regulamento e etapas também podem ser conferidas no site, pelo e-mail desafio@fai.ufscar.br ou pelo telefone (16)3351-9040. A cobertura do lançamento do Desafio realizada pela TV UFSCar pode ser conferida neste link.

Destinado aos alunos, docentes e técnico-administrativos da universidade, além da comunidade em geral – desde que em parceira com algum membro ou tecnologia interna -, segundo o Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFSCar, Roberto Ferrari Júnior, o intuito do Desafio corresponde à missão da Agência que é “prospectar e apoiar projetos inovadores, disseminar a cultura e capacitar pessoas para inovar, empreender e transformar a sociedade”.

IMG 1170 reduzida

Com informações do Diário da Reitoria