Evento do Fortec reúne núcleos de inovação de todo o país

Núcleos de Inovação Tecnológica das ICTs brasileiras: evoluindo de gestão da propriedade intelectual a unidades estratégicas de negócios. Esse foi o tema que conduziu as discussões da oitava reunião do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), realizada em São Paulo entre os dias 18 e 21 de maio. A organização do evento foi do conjunto de núcleos que integra a Rede Inova São Paulo. Entre elas está a Agência de Inovação da UFSCar.

Entre os temas abordados nos diversos painéis estavam: Da Lei 10973 ao PL 2177 – o que mudou nesses 10 anos e perspectivas futuras; Estratégias para a inovação em prol do desenvolvimento econômico regional; promovendo a inovação na indústria brasileira; e fortalecendo os Nit brasileiros. Também foram oferecidas diversos mini-cursos.

A diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, integrou o painel “Desafios das ICTs para o desenvolvimento da inovação e para a colaboração com a empresa: o papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica”.

Coordenação

No primeiro dia do evento foram realizadas eleições para a escolha da coordenação nacional e das coordenações regionais para o biênio 2014-2016. Para a coordenação regional foram eleitos, respectivamente, como presidente e vice-presidente da Diretoria Executiva, Cristina Quintela, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Shirley Virgínia Coutinho, da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).

A diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, foi eleita coordenadora regional Sudeste do Fórum Nacional. Ricardo Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assume a vice-coordenação. O Fortec reúne mais de 200 Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de todo o país. Na região Sudeste são 63 núcleos.