Agência de Inovação enfatiza missão empreendedora da universidade em entrevista à Rádio MEC

No último dia 11 de setembro, por volta das 10h, o diretor executivo da Agência de Inovação da UFSCar, Roberto Ferrari Júnior, participou de bate-papo na Rádio MEC sobre “O que as empresas que mais valem no mundo tem que nós não temos?”. Mediado por Cadu Freitas, o debate contou com a participação do empresário e consultor Marcelo Smarrito e do conselheiro empresarial Guga Stocco – criador da operação online do Banco Original.

Durante a conversa, os participantes abordaram as transformações e desafios do século XXI para o setor empresarial, elencando as principais tecnologias que impactaram a sociedade, além do perfil empreendedor dos empresários que identificam lacunas a serem preenchidas. Para Cadu Freitas, as empresas que vivem a nova economia não sobreviveriam se não tivessem o respaldo do mundo acadêmico, pois o conhecimento tem início nas universidades e institutos de pesquisas.

Em São Carlos, considerada Capital da Tecnologia, os participantes mencionaram a existência da Tokenlab, empresa líder no mercado de desenvolvimento de software e oriunda de alunos que estudaram na UFSCar. Segundo Roberto Ferrari, a exemplo da Tokenlab, a maior parte das grandes empresas possuem algum vínculo com a academia, pois o relacionamento universidade-empresa é convergente com a missão da Universidade, de capacitar pessoas para inovar, empreender e transformar a sociedade. “O ambiente acadêmico favorece a criatividade, gerando um ecossistema propício à inovação e empreendedorismo, por isso a gente está no mesmo business e precisa trabalhar de maneira conjunta”, sugeriu.

Quando o assunto foi a capacidade empreendedora, Roberto Ferrari reforçou a importância do perfil de liderança transformadora, declarando que empreender é aceitar o desafio de identificar algo que precisa ser melhorado na sociedade e querer promover a mudança. “O empreendedor é a pessoa que aceita o desafio de transformar a sociedade, seja para criar empresas, negócios ou resolver um problema social”, finalizou o diretor.

A Rádio MEC opera na frequência AM 800 no Rio de Janeiro e pode ser acompanhada no portal. A participação da Agência de Inovação no bate-papo foi transmitida ao vivo na página do Facebook da Rádio e está disponível neste link.

DSC 0004 cortada