Diretora da Agência de Inovação da UFSCar reforça o papel da universidade na inovação

Nesta quarta-feira (14), aconteceu no campus São Carlos da UFSCar a palestra "Universidade e Inovação", proferida pela diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian. A atividade integra o IX Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e pelo Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais), ambos da UFSCar. Com o tema "Ciência e Tecnologia: impactos sociais", esta edição do Ciclo começou no dia 9 de abril e terminou hoje.

A palestra abordou a importância das universidades e institutos de pesquisa no processo de inovação, que contribui com o desenvolvimento econômico do país. A partir da experiência da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia comentou o trabalho dos Núcleos de Inovação Tecnológica brasileiros, que servem como interface facilitadora da gestão do conhecimento da universidade e sua transferência para empresas.

A Lei da Inovação de 2004 coloca a necessidade de que toda universidade tenha um Núcleo de Inovação Tecnológica – estrutura capaz de proteger a propriedade intelectual da universidade e transferir a tecnologia. O Brasil conta com mais de 200 núcleos que transcendem as universidades públicas e institutos federais. Para Ana Lúcia, o desafio destas estruturas é disponibilizar os inventos gerados na universidade para o mercado, através da cooperação com empresas. “Isso promove o chamado processo de transferência de tecnologia, ou seja, é um mecanismo de mão dupla, segundo os quais a universidade coopera com empresas transmitindo conhecimentos, mas também retroalimentando sua pesquisa e fomentando seus recursos humanos”, afirmou.

Ana Lúcia reforçou que o papel da universidade na inovação é, além de formar recursos humanos, gerar conhecimento que pode ser caracterizado como invenção e contribuir com a sociedade quando esses resultados chegam ao mercado. Este conceito de universidade empreendedora foi proposto pelo autor da Hélice Tríplice, cuja instituição capitaliza seus conhecimentos, que são transformados em riquezas, e se materializam no mercado por meio das empresas. Além disso, a diretora apresentou o projeto de capacitação da Agência de Inovação que teve experiência internacional proporcionada pela FAPESP. O maior princípio das universidades visitadas foi o apoio à criação de empresas.

A diretora também apresentou os principais resultados da Agência de Inovação da UFSCar desde sua criação, sendo o número de depósitos entre pedidos de patentes de invenção e modelos de utilidade, extensões via PCT, número de patentes concedidas (nacionais e internacionais), patentes licenciadas, registros de marca, programas de computador e cultivares protegidas.

Como desafios para 2014, a diretora sugere a sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância da inovação, a melhoria de mecanismos de proteção, e a intensificação da transferência de tecnologia (que licencia e estimula o empreendedorismo). Para enfrentar estes desafios, ela aposta numa equipe capacitada e motivada, na implantação dos pontos de apoio nos campi, além da presença nos parques tecnológicos.

A palestra foi realizada na Sala de Seminários do PPGCEM, no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos. O evento tem o apoio do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), do Departamentos de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar.

DSC01998 reduzida