UFSCar cria Núcleo de Pesquisa em Bioenergia

Atendendo à crescente demanda de estudos em energias renováveis, bem como a importância no mercado mundial, a UFSCar criou o Núcleo de Pesquisa em Bioenergia. A proposta de criação surgiu durante reunião realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa e pela Agência de Inovação da UFSCar no último dia 7 de maio.

 

O Núcleo de Pesquisa em Bioenergia da UFSCar foi criado visando integrar os diversos estudos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade. "O objetivo da reunião foi aproximar grupos para trabalhar de forma cooperativa, trocar experiências e fomentar pesquisas na área", afirmou a pró-reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo.

 

Estiveram presentes na reunião pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), dos departamentos de Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Genética e Evolução e Morfologia e Patologia, do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais e pós-graduandos.

 

As pesquisas em Bioenergia desenvolvidas na UFSCar abrangem desde melhoramento genético da cana-de-açúcar, passando por biodiesel, matérias-primas de biocombustíveis e enzimas utilizadas na produção do etanol de segunda geração.

 

Para a diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, a criação do Núcleo, que foi um desdobramento da reunião, mostra a importância do trabalho conjunto entre os pesquisadores que deve resultar, entre outros aspectos, no desenvolvimento sócio-econômico do país.

 

2014-05-07 15.56.26