UFSCar lança novas variedades de alface

Variedades de alface com características diferenciadas, atendendo aos mais diversos mercados. As novas alfaces da UFSCar, a Rubinela, a Romanela e a Crocantela serão lançadas no próximo dia 14 de maio, às 8h45, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus de Araras da UFSCar.

O evento de lançamento tem a realização conjunta da UFSCar, Pró-reitoria de Extensão, CCA, Agência de Inovação da UFSCar, FAI e Gehort (Grupo de Estudos em Horticultura). As novas variedades foram desenvolvidas pelos melhoristas Fernando Cesar Sala, Cyro Paulino da Costa e Eduardo Amaral.

A Crocantela é uma nova cultivar do segmento de alface crocante, com porte grande de plantas, tropicalizada e resistente a míldio (Bremia lactucae), uma das principais doenças da alface. Com folhas grandes e coloração verde levemente escura, apresenta alto rendimento para cultivo em campo e sistema hidropônico.

A Romanela é a primeira cultivar nacional que apresenta folhas de maior espessura, limbo foliar de margem ondulada e coloração verde clara, além do sabor adocicado. Ela é uma nova opção de cultivar de alface do tipo Romana.

Já a Rubinela se destaca pela coloração vermelha, porte grande, folhas espessas e crocância. Trata-se de uma cultivar inovadora, pois todas as de coloração vermelha existentes possuem folhas finas e sem crocância.

As novas variedades se juntam à alface Brunela, lançada ano passado.

Os interessados em licenciar as variedades podem entrar em contato com a Agência de Inovação da UFSCar pelo email inovacao@ufscar.br.

Romanela

Alface Romanela desenvolvida na UFSCar