Agência de Inovação profere palestra sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no Departamento de Computação da UFSCar

No último dia 14 de junho, a Agência de Inovação da UFSCar proferiu palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no Departamento de Computação da UFSCar. Destinada aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores, a palestra foi ministrada pela coordenadora de Propriedade Intelectual da Agência, Patricia Villar Martins, e aconteceu entre às 9h e 11h30 no Auditório "Mauro Biajiz" do departamento.

Na ocasião, Patricia Martins apresentou as modalidades passiveis de proteção por Propriedade Intelectual – como patente, marca, programa de computador, desenho industrial, cultivar, indicação geográfica e direito autoral –, além dos conceitos, procedimentos de registro/depósito, requisitos, territorialidade, importância de cada modalidade e da transferência de tecnologia no âmbito da universidade. Ela também apresentou a atuação da Agência de Inovação da UFSCar, mostrando os serviços e formas de apoio à comunidade acadêmica, além dos principais resultados e projetos em andamento.

Ao final da palestra, a coordenadora tirou todas as dúvidas dos participantes, essencialmente no que diz respeito ao registro de software, convidando-os a preencherem o questionário para diagnóstico da cultura empreendedora da UFSCar, além do cadastramento das empresas-filhas.

DSC 0039 reduzida

Patricia Villar Martins profere palestra no Departamento de Computação da UFSCar