Agência de Inovação participa de mesa-redonda durante o II Workshop de Inovação da UFSCar

A segunda edição do Workshop de Inovação da UFSCar, realizada entre os dias 9 e 10 de maio com o tema “A ponte entre você e o Futuro”, contou com a participação da Agência de Inovação, representada por seu diretor executivo, Roberto Ferrari Júnior, em mesa-redonda que abordou o processo de transferência de tecnologia, dificuldades, casos de sucesso e perspectivas. O evento foi promovido pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e aconteceu nos Laboratórios da Petrobras na área Norte do campus São Carlos. O objetivo foi discutir temas como: órgãos estruturantes, pesquisa acadêmica, pesquisa industrial e experiências pessoais, e contou com a contribuição de professores universitários, profissionais da indústria, empreendedores e agências de fomento, todos engajados na pesquisa e inovação no Brasil.

Na ocasião, Ferrari apresentou a atuação da Agência no estímulo à inovação, proteção da Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e apoio ao Empreendedorismo. Ele citou casos recentes de avanços tecnológicos na UFSCar com potencial de resultar em produtos com impacto global. Também participaram da mesa: Ricardo Magnani, gerente de projetos na Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), e Guilherme Duarte, sócio de uma startup na área de fotovoltaicos.

Outros assuntos abordados foram o Programa PIPE FAPESP - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, a Lei do bem como incentivo fiscal que o governo oferece para as empresas investirem mais em inovação com benefício progressivo; as principais características e dificuldades no relacionamento entre indústria e academia; e os mecanismos de classificação do grau do avanço tecnológico, através de instrumentos de apoio como a Plataforma iTec.

O diretor convidou alunos e pesquisadores a procurarem a Agência de Inovação da UFSCar para apoia-los no planejamento da inserção dos resultados de suas pesquisas na sociedade. Segundo Ferrari, a missão da Agência é capacitar pessoas para inovar, empreender e transformar a sociedade. “Procurem a Agência de Inovação, tanto para planejar um modelo de negócios com possíveis resultados de suas pesquisas, quanto para sanar dúvidas jurídicas, com relação à proteção da Propriedade Intelectual e licenciamentos”, sugeriu.

Ferrari também convidou a comunidade acadêmica a participar do Diagnóstico da Cultura Empreendedora na UFSCar disponível neste link. “O monitoramento nos auxiliará na elaboração de políticas de incentivo a partir de dados objetivos”. Além disso, o diretor convidou os empresários com algum tipo de vínculo com a UFSCar a participarem do Cadastramento das Empresas-Filhas da Universidade, que pode ser acessado no site da Agência de Inovação neste link.

O diretor finalizou as discussões ressaltando a importância da pesquisa, inovação e do empreendedorismo para a humanidade, e convidou toda a comunidade da UFSCar a transformar a sociedade com o fruto de seus estudos e pesquisas. Em outras palavras, transformar ciência em qualidade de vida.

DSC 0004 reduzida

Roberto Ferrari Júnior durante mesa-redonda no II Workshop de Inovação da UFSCar